Turismo de São Paulo perto de fechar o ano com PIB recorde de R$ 315 bilhões

In ABCD, Turismo On
- Updated
Ilhabela é um dos destinos turísticos mais visitados de São Paulo. Foto: Prefeitura de Ilhabela/Divulgação

Bom desempenho foi puxado pela criação de postos de trabalho, abertura de empresas do setor e aumento de turistas em destinos paulistas

O turismo de São Paulo vai ocupar uma parcela ainda maior da economia paulista: 9,6% do PIB até dezembro deste ano.

A estimativa é do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo.

Espera-se, acima de tudo, movimentação financeira recorde de R$ 315 bilhões, a maior da série histórica; um crescimento de 5,1% em relação a 2023. 

A escalada do turismo paulista deve-se, especialmente, em primeiro lugar, ao bom desempenho de três indicadores.

O primeiro deles, e mais importante, é, em suma, o aumento de turistas em destinos de todo o Estado.

São Paulo, por exemplo, deve fechar o ano com a visita de 49 milhões de turistas: 46,7 milhões de brasileiros e 2,2 milhões de estrangeiros que visitam o Estado em busca de destinos de lazer, grandes eventos e negócios.

Empregabilidade

O segundo fator é, além disso, o aumento da empregabilidade.

São 45 mil novos empregos formais diretos ligados ao turismo em postos de trabalho relacionados a hospitalidade, transporte e alimentação, segundo o Ciet.

A demanda teve o reforço da Academia do Turismo, o maior programa de capacitação e formação no setor de turismo do Estado.

A iniciativa foi lançada em novembro e oferece 22 mil vagas em cursos gratuitos para o setor.

São Paulo também teve a criação de quase nove mil empresas relacionadas ao setor, com destaque para o crescimento de 11% no setor de locação de veículos.

Metade das locações de carros no país estão relacionadas ao turismo, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis.

As vagas também estão nos oito aeroportos regionais como Araraquara e São José dos Campos, que retomaram os voos em todo o Estado. 

Para realizar a análise, o Ciet se baseou em informações do IBGE no que se refere à receita gerada e à quantidade de atividades turísticas de São Paulo. Também foram coletados dados da Anac, Artesp e Socicam sobre o movimento de passageiros em diferentes meios de transporte.

O estudo ainda levou em conta, em conclusão. dados do Caged relacionados à criação e extinção de empregos formais no setor, dados do Seade sobre o crescimento do PIB do estado e dados do Ipea sobre a evolução da massa salarial dos trabalhadores.

You may also read!

Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba, será restaurado

Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico A

Read More...

São Paulo paga o preço da rede elétrica obsoleta

Verão e chuvas intensas reacendem o debate sobre a necessidade de redes subterrâneas para modernizar o sistema e evitar

Read More...

Florestan Fernandes amplia e democratiza oportunidades de qualificação profissional em quatro anos

Fim de prova de admissão, criação de núcleos descentralizados de formação e parcerias para ofertar cursos técnicos contribuíram para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu