Turismo de aventura: férias no Vale do Ribeira tem rafting, canoagem e trilhas

In ABCD, Canto do Joca, Turismo On
- Updated
Vista do Legado das Águas, no Vale do Ribeira. Foto: Luciano Candisani/Divulgação

Passar as férias em meio à natureza é a escolha de um público cada vez maior de turistas, especialmente por criar uma experiência de conexão profunda com o meio ambiente, longe da agitação urbana. É neste cenário no Vale do Ribeira que se destaca o distrito turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, no interior de São Paulo, que se estende por uma vasta área de vegetação preservada nos municípios de Ibiúna, Juquiá, Miracatu e Tapiraí, ideal para quem busca aventura, descanso e, principalmente, um encontro genuíno com a natureza. 

Com mais de 20 atrações ligadas ao turismo de natureza e aventura, como rafting, canoagem, trilhas e safáris, o local conta com hospedagens, pesqueiros e empreendimentos ligados ao turismo que oferecem atividades como observação de aves e astros e gastronomia regional. O local também abriga comunidades quilombolas centenárias, remanescentes de vilas caiçaras e grupos indígenas.

LEIA TAMBÉM: Hotéis temáticos de São Paulo atraem visitantes para as férias de verão

A proximidade com a capital e outras cidades da região torna o trajeto rápido e confortável, com o diferencial de que o caminho já oferece belíssimas paisagens do interior paulista, tornando o destino não apenas acessível e prático para uma escapada de fim de semana ou para férias prolongadas, como as de fim e início de ano.

O distrito turístico ecológico oferece também uma vasta gama de atividades para os amantes do ecoturismo. As trilhas são um dos principais atrativos da região, permitindo aos turistas explorar o interior da mata, observar a flora e fauna locais, além de se refrescar em belíssimas cachoeiras. Algumas das trilhas mais conhecidas incluem o Parque Estadual de Ibiúna, que possui diversas opções de percursos para quem gosta de caminhar entre a vegetação nativa, e o Parque Natural Municipal de Juquiá, um refúgio de biodiversidade. Além das trilhas, os visitantes podem praticar esportes ao ar livre como o mountain bike, trekking e até o rapel em algumas das formações rochosas da região.

LEIA TAMBÉM: Transporte gratuito para feiras e eventos em SP é decisiva na escolha de hotéis, diz pesquisa

Para quem prefere algo mais tranquilo, passeios de barco e pescarias em rios e lagos também são populares. A região é também um exemplo de turismo sustentável, sendo reconhecida por seu esforço em preservar o bioma da Mata Atlântica, o que é um grande atrativo para os turistas que buscam experiências que respeitem o meio ambiente.

A gastronomia local é outro atrativo, com opções de restaurantes e pousadas que servem pratos típicos da culinária caipira, com destaque para os alimentos orgânicos produzidos na região. A oferta de hospedagem vai desde pousadas aconchegantes e hotéis de charme até sítios e chalés em meio à natureza, proporcionando uma experiência imersiva para os turistas.

Para aventureiros em busca de desafios na natureza ou alguém que prefere relaxar em meio a paisagens tranquilas, o Portal da Mata Atlântica oferece a diversidade que agrada a todos os gostos. Famílias com crianças, grupos de amigos ou casais em busca de um refúgio romântico podem encontrar o que procuram em um destino onde o verde é a principal atração. Se o objetivo for a busca de uma experiência autêntica de turismo ecológico, é possível deslumbrar-se com paisagens de tirar o fôlego, vivenciar a cultura local e descansar ao lado da exuberante Mata Atlântica paulista.

You may also read!

Reciclar, criar e empoderar: oficina transforma resíduos em oportunidade

Atividade marca, em suma, encerramento de campanha de reciclagem promovida pela Unipar em Rio Grande da Serra Na sexta-feira (08.08),

Read More...

São Bernardo previne e reduz em 84% casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e vacinação, colocam município, acima de tudo, em

Read More...

Prefeitura Mauá lança campanha para quitação de débitos

Contribuinte pode se dirigir, portanto, ao Paço Municipal ou ao Poupatempo para regularizar sua situação Na próxima semana, a Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu