Uma das vítimas era idosa e foi socorrida em estado grave; acidente aconteceu na avenida Alda, região central
O Centro Integrado de Monitoramento da Prefeitura de Diadema colaborou, em primeiro lugR, para o sucesso do trabalho investigativo da Polícia Civil na cidade.
As imagens captadas pelos totens da GCM (Guarda Civil Municipal) auxiliaram, acima de tudo, na identificação e captura do indivíduo que empinou a motocicleta na contramão, atropelando duas mulheres e depois fugiu.
O caso aconteceu, portanto, no domingo (04.8).
A partir daí, a Polícia Civil solicitou o apoio do Centro de Monitoramento da Prefeitura, que mobilizou toda a equipe no cruzamento inteligente de filmagens.
O esforço valeu a pena e possibilitou à equipe do 1º DP de Diadema, por exemplo, localizar e deter o indivíduo na terça-feira (06.8).
Monitoramento 24h
Criado no final de 2022 pela Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, o Centro Integrado de Monitoramento está ligado à GCM, 24 horas por dia.
O serviço conta com quase 350 câmeras, entre totens e escolas municipais.
Segundo o Boletim de Ocorrência, registrado no 3º DP, o duplo atropelamento aconteceu na avenida Alda, na altura do nº 1617, região central, por volta das 18h.
As vítimas são uma idosa de 76 anos e outra com 57 anos.
Segundo relataram os policiais militares que atenderam a ocorrência, testemunhas contaram que um indivíduo conduzindo uma motocicletas de placa não anotada, acompanhado por diversos outros também em motocicletas, empinou sua motocicleta nas proximidades da faixa de pedestres e atingiu duas mulheres.
Por fim, disseram que, após o acidente, o indivíduo sofreu queda.
Mas, levantou e se evadiu do local na sua própria motocicleta sem prestar nenhum socorro às vítimas.
Diante dos fatos, o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil classificou as naturezas da ocorrência como três crimes consumados, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (participar de corrida em via pública, dirigindo veículo automotor; omissão de socorro; e fuga de local de acidente) e um crime tentado, segundo o Código Penal (homicídio).
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã destaca que o Centro Integrado de Monitoramento tem contribuído para melhorar a segurança pública do município.
A meta da Prefeitura, em conclusão, é continuar investindo na ampliação da vigilância eletrônica da cidade.