A Prefeitura de São Caetano do Sul inaugurou nesta quarta-feira (19.12) a CIA (Clínica de Intervenções Ambulatoriais). O novo espaço, criado no pavimento térreo do Complexo Hospitalar de Clínicas, no Bairro Olímpico, visa otimizar a realização de procedimentos de baixa complexidade, liberando consultórios e leitos para casos de maior gravidade.
A CIA acolherá procedimentos que demandam um ambiente clínico controlado, mas que não se enquadram na rotina de consultórios e nem justificam a utilização de recursos de média e alta complexidade do centro cirúrgico.
“Dessa forma conseguiremos atender os pacientes com muito mais qualidade. Nossa atenção à Saúde é integral”, afirmou o prefeito, destacando marcos da gestão no setor, como ter zerado a fila de espera na Cardiologia, Gastroenterologia e Neuropediatria. “Com gestão eficiente, estamos conseguindo avançar em todas as pautas que a gente precisa, sempre com o apoio da população.”
Na CIA são quatro consultórios multifuncionais e duas salas exclusivas para pequenas intervenções ambulatoriais, duplicando a capacidade para intervenções como remoção de tumores, cistos, verrugas, xantelasma e miliuns; enxerto de pele; queratose; queloides; lobuloplastia, cantoplastia e matricectomia.
Além disso, o novo espaço favorece o foco em outras especialidades oferecidas no Complexo Hospitalar, como a Ortopedia, para manipulações articulares, a Fisiatria, para procedimentos intervencionistas de alívio da dor, e a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, entre outras.
“Este é um passo fundamental na qualificação do cuidado, assegurando um atendimento mais eficiente, especializado e focado nas necessidades dos pacientes, reforçando o compromisso com a excelência nos serviços prestados”, destacou a secretária municipal de Saúde.
Fotos: Gabriela Gonçalves / PMSCS
