O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, vistoriou na manhã desta quinta-feira (13.05) as obras de recuperação, substituição e ampliação da rede de esgoto da Avenida Presidente Kennedy.
São, em primeiro lugar, aproximadamente 6 km de redes de esgoto nos dois sentidos, entre a Avenida Goiás e a Rua Arlindo Marchetti.
O investimento é, portanto, de R$ 15,5 milhões, com recursos próprios e financiamento da Caixa Econômica Federal.
A obra beneficia diretamente cerca de 82 mil moradores dos bairros Santa Paula, Olímpico, Boa Vista, Barcelona, Santa Maria e Oswaldo Cruz.
“Na infância estudava no Irmã Catarina, no final da Alameda São Caetano, e eu e uns amigos descíamos até este ponto onde tinha um córrego (Córrego dos Moinhos)”, relembrou Tite.
E prosseguiu: “A região aqui era basicamente de residências, de baixo adensamento populacional”.
Com o constante crescimento populacional da cidade, em resumo, a rede de esgoto, criada na década de 1970, necessitava de intervenção – a última fora em 1996.
“São Caetano cresceu, tanto em sua população quanto em sua estrutura, o que demanda obras que impactem na qualidade de vida da população e no meio ambiente. Por isso, essa obra segue a evolução de toda a cidade. Em breve, milhares de pessoas e até gerações irão se beneficiar, pois essa obra terá prazo de duração de décadas”, complementou o prefeito Tite.
Obras
Iniciadas em outubro de 2019, as obras têm previsão de término para o segundo semestre deste ano.
Segundo o engenheiro e diretor técnico do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), Braulio Baptista Junior, responsável pela obra, a utilização do MND (Método Não Destrutivo) é bastante favorável.
“O MND evita o transtorno de valas a céu aberto e colabora significativamente com a fluidez do trânsito ao longo da via. Apesar dos contratempos da pandemia do coronavírus, conseguimos dar sequência nas atividades e cumprimos com as metas estabelecidas na programação inicial”, finalizou Braulio.