Ação incentiva, em primeiro lugar, a reciclagem e o cuidado responsável com os animais; evento também terá feira de adoção e vacinação gratuita
Ribeirão Pires realiza em 22 de fevereiro, das 10h às 15h, mais uma edição do Tigela Cheia, projeto que troca garrafas PET por ração para animais de estimação.
A ação acontece, acima de tudo, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna, à Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193, Centro.
É promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
Além da troca de recicláveis por ração, o evento contará, da mesma forma, com uma Feira de Adoção de Cães e Gatos, em parceria com protetores independentes e com o apoio da Cerealista Oliveira, e com a oferta de vacinação antirrábica gratuita para os pets.
O objetivo principal é estimular práticas sustentáveis, reforçando a importância da reciclagem.
Ao mesmo tempo beneficia famílias que possuem animais de estimação, contribuindo para o bem-estar coletivo.
Para participar, basta levar garrafas plásticas vazias e limpas até o local do evento.
A cada quilo de garrafas arrecadado – o equivalente a 20 unidades de 2 litros, 26 unidades de 1 litro ou 36 unidades de 600 ml – o participante recebe um quilo de ração.
O limite estabelecido é de três quilos por CPF, garantindo que mais pessoas possam ser beneficiadas.
Todo o material coletado será destinado à Cooperpires, cooperativa local responsável pela reciclagem.
Conscientização
“A ação tem como proposta não apenas atender as demandas das famílias que cuidam de pets, mas também promover a conscientização ambiental. Ao incentivar o descarte correto de materiais recicláveis, o evento contribui para a redução da poluição, evitando que garrafas plásticas sejam descartadas de maneira inadequada e acabem prejudicando o meio ambiente”, explicou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.
Além da troca de materiais recicláveis por ração, o Tigela Cheia oferece vacinação antirrábica gratuita.
Com isso, garante, da mesma forma, a imunização dos pets contra a raiva, doença grave que pode afetar tanto animais quanto seres humanos.
Outra ação importante do evento será a Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida por protetores independentes e pela Secretaria de Bem-Estar Animal.
Interessados em adotar um novo companheiro poderão conhecer os animais disponíveis e receber orientações sobre a adoção responsável. Todos os pets que participam da feira são devidamente vermifugados e vacinados, prontos para ganhar um novo lar.
“A iniciativa também fortalece o trabalho dos protetores independentes, que atuam diariamente no resgate e nos cuidados com cães e gatos em situação de vulnerabilidade. Através da doação de ração e do incentivo à adoção, o evento promove uma rede de apoio para esses voluntários, que dedicam tempo e esforço para garantir um futuro melhor aos animais abandonados”, diz, em conclusão, o secretário.