Experiência municipal, coordenada pelo Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, será apresentada em exposição em Brasília nesta semana
A ação exitosa da Prefeitura de São Bernardo baseada na testagem contra a Covid-19 em alunos durante o retorno das aulas presenciais na rede municipal, em agosto, está entre as selecionadas de todo o País para participar de exposição nacional de troca de experiências em Saúde.
O trabalho, coordenado pelo Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, da Secretaria da Saúde, está entre os cinco indicados na categoria Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) municipais, sendo o único representante do Estado de São Paulo.
Intitulado “Atuação do Cievs municipal de São Bernardo na resposta ao retorno das aulas presenciais: ação, articulação intersecretarias e testagem em escolares para identificação de Covid-19”, o trabalho realizou testagens em estudantes e funcionários de escolas de nove territórios distintos do município com ação de nova testagem após uma semana do retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino.
Antígeno
O teste escolhido foi, em primeiro lugar, o antígeno, cujo resultado é concluído em até 20 minutos.
Conforme explica o prefeito Orlando Morando, a testagem municipal de crianças e profissionais da Educação foi fundamental.
Acima de tudo, para avaliar o impacto do retorno às aulas presencias no município e garantir um ambiente escolar seguro para todos.
“Fizemos um esforço grande para testar os alunos e, nos casos de resultado positivo à Covid-19, toda unidade escolar, incluindo os familiares da mesma residência. Isso, além de proteger vidas, garantiu que as aulas não precisassem ser suspensas e pudessem ser retomadas com segurança”, diz, em resumo.
Segundo o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a testagem contra o Coronavírus na volta das aulas presenciais foi resultado de trabalho conjunto entre os técnicos do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, do Cievs de São Bernardo e da Secretaria de Educação.
“Toda equipe está de parabéns pelo ótimo trabalho desempenhado e que agora serve de exemplo para outras cidades do País”, ressalta, da mesma forma.
Expo-Cievs
A Expo-Cievs será em Brasília, durante a realização do VI Encontro da Rede CIEVS, entre 8 e 12 de novembro de 2021.
Trata-se de mostra competitiva de exposição de experiências e práticas bem sucedidas nos CIEVS Estaduais e Municipais.
O trabalho mais votado de cada categoria será premiado com um intercâmbio de experiência na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Washington, D.C., EUA.
Os trabalhos brasileiros selecionados podem, da mesma forma, ser conferidos no link: https://www.redecievs.com/expocievs.
Sobre o Cievs
O Cievs de São Bernardo foi implantado em janeiro de 2021 e está vinculado ao Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias e compõe a Rede Cievs Nacional do SUS.
A unidade recebeu a visita de técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde para verificação das capacidades básicas e avaliação das ações realizadas em 21 de outubro de 2021, alcançando as metas propostas da qualidade de serviço.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde é, por exemplo, uma unidade de inteligência epidemiológica.
Serve para detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata de potenciais emergências em saúde pública.
O organismo permite resposta rápida e integrada entre as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo danos à saúde da população.
Atualmente, existem, em conclusão, 129 Cievs em todo Brasil.