Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Teatro nas Escolas é, em primeiro lugar, sucesso de público e recorde no número de apresentações.
Mais de 20 escolas dos municípios de Mauá, Santo André e Parque São Rafael (Zona Leste de SP) abriram as portas para receber a peça Balão: um perigo no céu.
Ela destaca, acima de tudo, os riscos e perigos da prática criminosa de soltura de balões.
A iniciativa tem apoio das empresas associadas ao COFIP ABC, Air Liquide, Braskem, Cabot, Chevron Oronite e Indorama Ventures.
Tudo dentro do Plano de Comunicação e Participação (PCP).
A ação foi criada em 2021 e visa a ampliar os canais de comunicação com a população vizinha ao Polo Petroquímico do ABCD.
Neste ano, a peça contou com 78 apresentações, realizadas entre 24 de setembro e 31 de outubro.
Mais de 10 mil já viram
Mais de 10 mil pessoas, entre alunos e professores das escolas públicas acompanharam a saga do Sr. Hélio – um balão exposto em um museu que acaba se tornando réu de um julgamento em que é acusado de ser o verdadeiro culpado por tantos incêndios, acidentes na aviação e riscos para toda sociedade.
Neste ínterim, Sr. Hélio busca, por exemplo, provar sua inocência, e conta com a plateia, que participa do seu julgamento.
O tema, de extrema importância e de conhecimento geral da população que sofre com os crescentes incidentes com balões na região, envolveu, portanto, tanto crianças, quanto jovens e adultos.
Eles acabam descobrindo no último ato o verdadeiro culpado destes terríveis acidentes.
Isso, depois de acompanharem depoimentos de personagens como o do piloto de avião, da promotora de acusação e até da bruxa Cuca, guardiã das florestas e da fauna brasileira.
Escolha intencional
A escolha da temática foi, acima de tudo, intencional.
Desde 2015, o COFIP ABC e o PAM Capuava (Plano de Auxílio Mútuo do Polo Petroquímico) realizam, por exemplo, campanha contra a soltura de balões.
Ela tem por objetivo conscientizar a população sobre os riscos e incentivar a denúncia pelo canal 181.
ContudoMas, já no início de 2025, dezenas de balões foram interceptados pelas equipes de brigada das empresas, causando certa estranheza por se tratar de uma época fora das comemorações juninas, considerado o período mais crítico do ano em razão da imprudência de quem fabrica e solta balões.
Conscientização
Com o espetáculo Balão: um perigo no céu, COFIP ABC e empresas associadas buscam conscientizar a sociedade sobre os riscos deste ato perigoso.
Ele é considerado, em suma, crime ambiental, com pena prevista de detenção de um a três anos.
O roteiro aborda acidentes reais, como o que ocorreu em agosto, no Jardim Alzira Franco, em Santo André, que fechou escolas próximas ao local do incêndio durante uma semana.
Quatros destas instituições receberam a apresentação teatral, e as crianças assimilaram o incidente ao espetáculo, criando um momento de aprendizado e conscientização.
O espetáculo tem produção da companhia de teatro Espaço Cênico, que acompanha o projeto Teatro nas Escolas desde o início, em 2023.
Desde então, somam-se mais de 20 mil alunos em 200 apresentações realizadas nas escolas, número que o projeto pretende avançar ainda mais.
Sempre buscando, em conclusão, levar às crianças e jovens temas relacionados a cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade.
