O túnel por onde vão passar os trens da Linha 6-Laranja de metrô estão, em primeiro lugar, totalmente escavados.
Neste domingo (09.02), a Tuneladora Maria Leopoldina chegou, portanto, à Estação São Joaquim, a última do trecho sul do ramal.
As obras da Linha 6-Laranja, estimadas em R$ 19 bilhões, alcançaram, acima de tudo, 60% de conclusão e cumprem o cronograma previsto pelo Governo de SP.
Desta forma, no final do segundo semestre de 2026 será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as Estações Brasilândia e Perdizes.
O restante da linha, entre as Estações Perdizes e São Joaquim, interligam a Zona Norte ao Centro da Capital e será entregue no final do segundo semestre de 2027.
A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante.
“A Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura da América Latina e avança dentro do prazo. Com a conclusão da escavação dos túneis, iniciamos agora a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens. Com a finalização, a operação assistida começa, trazendo um impacto real para a população: o tempo de viagem entre Brasilândia e São Joaquim cairá de 1h30 para apenas 23 minutos. Esse projeto melhora a mobilidade, a qualidade de vida e impulsiona a economia da cidade.”, afirma Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.
Linha 6-Laranja
Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros diariamente.
Isso entre as Estações Brasilândia e São Joaquim.
O trajeto, atualmente feito de ônibus em cerca de 1h30, será reduzido para apenas 23 minutos.
Além disso, a construção da Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina.
O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidades (Linha Uni), em execução pela Acciona, com a geração de mais de 10 mil empregos.
Tuneladora Maria Leopoldina
A tuneladora Maria Leopoldina (ou Tatuzão Sul) pesa 2 mil toneladas, com 109 metros de comprimento e diâmetro de escavação de 10,6 metros.
A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado.
Além disso, tem cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Ao todo, ela percorreu cerca de 8,9 km desde o VSE Tietê até alcançar a Estação São Joaquim.
O equipamento bateu recorde de escavação em outubro de 2024 ao escavar, em conclusão, 41,3 metros em 24 horas.