Tatuzão chega à Estação São Joaquim e conclui processo de escavação de túneis da Linha 6-Laranja

In ABCD On
Primeiro trecho da obra será entregue até o final do segundo semestre de 2026. Obra tem custo de R$ 19 bilhões por meio de parceria público-privada. Imagem: GESP

O túnel por onde vão passar os trens da Linha 6-Laranja de metrô estão, em primeiro lugar, totalmente escavados.

Neste domingo (09.02), a Tuneladora Maria Leopoldina chegou, portanto, à Estação São Joaquim, a última do trecho sul do ramal.

As obras da Linha 6-Laranja, estimadas em R$ 19 bilhões, alcançaram, acima de tudo, 60% de conclusão e cumprem o cronograma previsto pelo Governo de SP.

Desta forma, no final do segundo semestre de 2026 será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as Estações Brasilândia e Perdizes.

O restante da linha, entre as Estações Perdizes e São Joaquim, interligam a Zona Norte ao Centro da Capital e será entregue no final do segundo semestre de 2027.

A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante.

“A Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura da América Latina e avança dentro do prazo. Com a conclusão da escavação dos túneis, iniciamos agora a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens. Com a finalização, a operação assistida começa, trazendo um impacto real para a população: o tempo de viagem entre Brasilândia e São Joaquim cairá de 1h30 para apenas 23 minutos. Esse projeto melhora a mobilidade, a qualidade de vida e impulsiona a economia da cidade.”, afirma Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.

Linha 6-Laranja

Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros diariamente.

Isso entre as Estações Brasilândia e São Joaquim.

O trajeto, atualmente feito de ônibus em cerca de 1h30, será reduzido para apenas 23 minutos.

Além disso, a construção da Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina.

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidades (Linha Uni), em execução pela Acciona, com a geração de mais de 10 mil empregos.

Tuneladora Maria Leopoldina

A tuneladora Maria Leopoldina (ou Tatuzão Sul) pesa 2 mil toneladas, com 109 metros de comprimento e diâmetro de escavação de 10,6 metros.

A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado.

Além disso, tem cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Ao todo, ela percorreu cerca de 8,9 km desde o VSE Tietê até alcançar a Estação São Joaquim.

O equipamento bateu recorde de escavação em outubro de 2024 ao escavar, em conclusão, 41,3 metros em 24 horas.

You may also read!

Reciclar, criar e empoderar: oficina transforma resíduos em oportunidade

Atividade marca, em suma, encerramento de campanha de reciclagem promovida pela Unipar em Rio Grande da Serra Na sexta-feira (08.08),

Read More...

São Bernardo previne e reduz em 84% casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e vacinação, colocam município, acima de tudo, em

Read More...

Prefeitura Mauá lança campanha para quitação de débitos

Contribuinte pode se dirigir, portanto, ao Paço Municipal ou ao Poupatempo para regularizar sua situação Na próxima semana, a Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu