Joaquim Alessi
Em sessão solene na Câmara Municipal de Diadema, na noite desta sexta-feira (15.03), o empresário, empreendedor social e político Taka Yamauchi recebeu, em primeiro lugar, o título de Cidadão Diademense.
Proposta pelo vereador Eduardo Minas (Progressistas), a homenagem recebeu, acima de tudo, aprovação unânime da Casa de Leis.
Mesmo tendo o Legislativo, em sua maioria, parlamentares da base do prefeito José de Filippi Júnior (PT), adversário político de Taka.
“Temos divergências políticas e de prerrogativas de legislar e fiscalizar, mas o bom senso prevaleceu e os 21 vereadores proporcionaram o sim”, afirmou Minas.
Nas eleições de 2020, Filippi venceu Taka no segundo turno por uma diferença mínima de votos: 106.849 (51,35%) e 101.231 (48,65%).
Festa lembrou comício
O ato, com ares de comício de campanha, contou com a presença de vários líderes do MDB, daí a razão de ter sido agendado para o dia 15.
O presidente nacional emedebista, Baleia Rossi enviou vídeo de congratulações, pois estava em Minas para atividade do partido.
As galerias da Câmara Municipal estavam superlotadas. Sua capacidade de público é de aproximadamente 200 pessoas.
Na rua em frente ao prédio foi montando palco com telão, pelo qual cerca de mil pessoas acompanharam, por exemplo, a transmissão, e vibraram muito.
Ao final, Taka desceu para falar ao público na área externa e foi carregado nos ombros pelos apoiadores.
Assista ao vídeo:
Hoje presidente da SPObras, empresa da Prefeitura da Capital, Taka é, portanto, pré-candidato a prefeito de Diadema nas eleições deste ano.
Entre os líderes políticos presentes ao ato, destaque para o ex-prefeito de Rio Grande da Serra e de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira, ao lado da mulher, Flávia Dotto.
Kiko hoje é secretário de Administração e Inovação de São Bernardo, no governo Orlando Morando.
Quando chefiou o Executivo de Ribeirão Pires, Kiko nomeou Taka secretário. E foi o diademense o responsável pela criação do hoje festejado Parque Oriental.
Também marcou presença a ex-vereadora Cida Ferreira, eleita por sete vezes para a Câmara. E já anunciou ser pré-candidata neste ano, após oito anos afastada.
Ao lado dela, a também ex-vereadora Marion Magali de Oliveira, da mesma forma parlamentar por cinco legislaturas. Marion também é pré-candidata.
Lula de gigantes
Em conclusão, a entrega do título mostra que seu projeto de comandar o Executivo de Diadema vem muito forte, a exemplo do já visto em 2020.
Mas, com o diferencial de que, nesta oportunidade, enfrenta um Filippi no comando do Paço, ou, como se diz na política, com a caneta na mão.
Além disso, com o apoio incondicional do presidente Lula.
Tudo caminha para ser uma luta de gigantes.