Museu de Santo André empresta doocumento do acervo ao Santos, que em retribuição doa réplica de camisa da partida, realizada em 1956, ao museu
A súmula do primeiro gol de Pelé, que integra o acervo do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, integrará a exposição ’65 Anos de Reinado’.
A mostra, em primeiro lugar uma homenagem à carreira do Rei do Futebol, estará em cartaz no Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube.
A abertura será, acima de tudo, na data em que se comemora os 65 anos da partida, realizada no Estádio Américo Guazzeli, o atual Clube do Corinthians de Santo André: 7 de setembro (de 1956).
Retribuição
Em retribuição ao empréstimo do documento histórico para a exposição, o time da Baixada Santista doou ao Museu, portanto, uma réplica da camisa utilizada por Pelé naquela partida.
A exposição ’65 Anos de Reinado’ estará em cartaz no Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, em Santos, de 7 de setembro a 23 de outubro, dia em que Pelé completará 81 anos.
Além disso, visitantes poderão conhecer outros materiais como que contam a história da carreira do Rei do Futebol.
Para Alex Fernandes, coordenador do Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, a súmula é um importante documento para a história do futebol mundial e do time do Santos. “É como uma certidão de nascimento do ídolo do futebol. Pela primeira vez, aos 15 anos, Pelé apareceu em um jogo profissional. É algo como o nascimento do mito”, destacou.
Segundo a museóloga Mayra de Souza, a doação da camisa de Pelé ocorreu quando da visita do time do Santos ao Museu de Santo André em 25 de agosto.
Trata-se certamente de uma réplica da camisa utilizada por Pelé na partida disputada em 7 de setembro de 1956 na cidade, feita pela mesma tecelagem, com o mesmo tecido e mesmo modelo.
Doação
A súmula original com o registro do primeiro gol de Pelé integra, portanto, o acervo do Museu de Santo André desde 2019.
Ela registra a partida de 7 de setembro de 1956 entre o Santos Futebol Clube e o Corinthians de Santo André no Estádio Américo Guazzeli.
O documento foi doado pelo morador Milton Sacilotto, filho de um dos organizadores da partida, o então diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Santo André, Nelson Sacilotto.
Além da súmula, o museu recebeu, da mesma forma, fotos e recortes de jornal sobre o jogo.
O Museu de Santo André Doutor Octaviano Armando Gaiarsa foi, por exemplo, oficializado em 1982.
Desde 1990 ocupa o prédio do Primeiro Grupo Escolar da região, na rua Senador Flaquer, 470, Centro.
O espaço apresenta aos visitantes a memória e a história da cidade e da região por meio do seu acervo, exposições e outras ações de difusão.
Por conta da pandemia, segue, portanto, fechado para visitação do público.
O atendimento, em conclusão, é realizado pelo email museu@santoandre.sp.gov.br.
Serviço:
Exposição ’65 Anos do Reinado’
De 7 de setembro a 23 de outubro
Memorial da Conquista do Santos Futebol Clube
Estádio Urbano Caldeira, R. Princesa Isabel, s/n, Vila Belmiro, Santos – SP
Visitas de 3ª feira a domingo, das 10h às 18h
Mais informações: @visiteavila