STJ avaliará o uso saldo credor de ICMS nas autuações

In Canto do Joca On

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) avaliará o cabimento de autuações de ICMS, nos casos em que o contribuinte possui saldo credor desse imposto suficiente para a quitação do débito exigido.

Isto porque, quando realizada autuações pelos Fiscos Estaduais para a exigência de ICMS, uma das vias de defesa cabíveis ao contribuinte consiste na indicação de que este possuía, à época do fato gerador do imposto exigido, saldo credor em valor suficiente para adimplir o débito objeto de autuação.

Desta feita, é de se entender que a Fiscalização teria o dever de, antes de efetuar a autuação, promover o encontro de contas para quitação do imposto apurado mediante utilização dos créditos dos quais o contribuinte dispunha até então, tendo em vista o princípio da não-cumulatividade do ICMS.

Os Fiscos Estaduais, por sua vez, não utilizam eventuais créditos de ICMS para o abatimento de autuações realizadas, sob o entendimento de que caberia ao contribuinte a utilização destes créditos para o pagamento do imposto em momento anterior à lavratura de autos de infração.

Agora, tal questão chegou na Primeira Turma do STJ e será levada para julgamento, cujo resultado, embora não dotado de caráter vinculante, constituirá importante precedente que poderá ser observado em casos semelhantes. No momento, o recurso se encontra sob pedido de vista da Ministra Regina Helena Costa, aguardando reinclusão em pauta para julgamento.

 

You may also read!

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu