Escolas públicas e privadas apostam em tecnologias de escala e baixo custo para reforço da matemática e coloca o País na primeira posição do ranking mundial de usuários da plataforma Matific
O preocupante índice de defasagem no aprendizado de jovens e crianças no Brasil durante o período mais agudo da pandemia tem sido um forte estímulo para o crescimento do uso de tecnologias de escala e baixo custo na educação brasileira.
O uso na grade curricular da plataforma da Matific, startup internacional de gamificação da matemática por meio de inteligência artificial e que atende estudantes de 5 a 15 anos, cresceu 89% no último ano no País.
O volume de alunos, tanto da rede pública quanto do ensino privado, que utilizam a plataforma na grade curricular saltou de cerca 225 mil em 2021 para mais de 426 mil em 2022. Já a quantidade de escolas que contrataram o sistema da Matific passou de 3,3 mil para 5 mil nos últimos 12 meses.
O crescimento, que garantiu uma elevação no faturamento da empresa de 2021 para 2022 de quase 90%, colocou o Brasil na primeira posição do ranking mundial no uso da tecnologia de gamificação da matemática, seguido por Israel, Índia, Austrália, Espanha, África do Sul e Uruguai. A plataforma da Matific é adotada em 60 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.
Atualmente, a Matific atende cerca de 2,1 mil colégios privados, com mais de 205 mil alunos das principais redes de educação no País, e 6 mil de instituições públicas, perfazendo cerca de 221 mil estudantes espalhados por colégios estaduais e municipais de todas as regiões brasileiras.
A previsão da startup é entrar neste ano letivo com praticamente o dobro de alunos atendidos, com um acréscimo de cerca de 500 mil estudantes e 6 mil colégios, que concluíram a implantação da plataforma e o treinamento de docentes.
“Com o avanço da internet e dispositivos de baixo custo, é possível levar uma educação de qualidade para qualquer criança em cada canto do Brasil, sobretudo para os estudantes chamados de ‘nativos digitais’”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific no Brasil. “Nosso grande objetivo é levar uma experiência matemática da mais alta qualidade possível para as crianças, oferecendo uma experiência de aprendizagem personalizada e mapeada para o nível de habilidade de cada um, o que aumenta a confiança de uma maneira divertida e envolvente para o aluno. O professor tem acesso a dados acionáveis, insights sobre lacunas de aprendizado, áreas de excelência e melhorar os resultados.”, acrescenta.
Os usuários contam com acervo completo de jogos digitais de matemática da empresa, com quase 32 milhões de atividades, desafios e exercícios executados em 2022. O sistema também está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos principais livros didáticos no País.
Sobre a Matific (www.matific.com.br)
A Matific é uma empresa startup internacional que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos.
A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia.
O sistema Matific é adotado, em conclusão, em mais de 120 países, com diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.