Joaquim Alessi
Homem, de 55 anos, condenado pelo estupro de uma menina de 12 anos, estava foragido, por exemplo, havia sete anos
Com auxílio do Smart Sampa, maior e mais completo sistema inteligente de monitoramento do Brasil, criado pela Prefeitura de São Paulo, e hoje sob o comando do secretário de Segurança Urbana de São Paulo, ex-prefeito de São Bernardo do Campo Orlando Morando, a Capital chegou nesta quarta-feira (05.02) a 610 foragidos da Justiça capturados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) desde julho de 2024, quando foi lançado.
Há poucos dias, o prefeito Ricardo Nunes e Morando apresentaram o Smart Sampa a prefeitos da Grande São Paulo.
Somente em 2025, o Smart Sampa foi responsável, acima de tudo, por mandar de volta à prisão diariamente 8 condenados por crimes como assassinatos, tráfico, participação na máfia chinesa e estupros.
Entre eles, em suma, um homem procurado pela Justiça desde novembro de 2018, quando fora sentenciado a 16 anos de prisão pelo estupro de uma menina de 12 anos.
Foragido identificado
O homem, de 55 anos, identificado como Marcelo Salvador Micheli, foi preso pela GCM na sexta-feira (31.01) após ter sua imagem captada, portanto, pelo sistema de reconhecimento facial do programa de monitoramento inteligente, que o identificou o foragido enquanto ele caminhava por uma rua no bairro de Santana, Zona Norte da capital.
Após a prisão feita pela GCM, ele foi, por exemplo, encaminhado ao 13º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição das autoridades.
O crime pelo qual o homem era procurado ocorreu em 2013, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Segundo a Justiça, ele estuprou uma menina de 12 anos. As agressões foram descobertas pelos pais da vítima após encontrarem fotos e mensagens do agressor no celular da filha, durante um conserto do aparelho.
No celular do criminoso, também foram encontradas fotos íntimas da criança. Os pais da vítima disseram que a filha havia se queixado de sangramento nas partes íntimas pouco tempo antes da descoberta do crime. A menor relatou que o homem, que conhecia a família, a obrigava a mentir para os pais. Ela dizia que ia para o curso de inglês, mas na verdade se encontrava com ele.
Números do Smart Sampa
Relatório mais recente, divulgado nesta quarta-feira às 19h, revela, da mesma forma, que o programa também ajudou na prisão de outros 1.797 criminosos em flagrante e no encontro de 31 pessoas desaparecidas.
Total de foragidos da Justiça capturados desde o início do Smart Sampa, em julho de 2024 = 610
Total de foragidos da Justiça capturados somente em 2025 = 292
Total de foragidos da Justiça capturados somente em fevereiro = 34
Total de presos em flagrante por crimes variados, como tráfico, roubo e invasões = 1.797
Total de pessoas desaparecidas encontradas desde o início do Smart = 31
A ferramenta inovadora vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato, e até mesmo integrantes de facções criminosas, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.
Monitoramento inteligente
O Smart Sampa conta atualmente, em primeiro lugar, com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas.
Dessas, além disso, 4.000 têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos.
Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo, da mesma forma, todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município
Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o Smart Sampa possui algoritmos avançados.
Os mesmos geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos.
Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados.
E o sistema de reconhecimento facial, utilizado nos equipamentos que permitem a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça.
O projeto inovador permite ainda, em conclusão, a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.