Só 22% dos cartões usados na América Latina são habilitados para uso internacional

In Canto do Joca On

No Brasil, porcentual de pagamentos com cartão de crédito doméstico chega a 70%; dados da pesquisa exclusiva do BoaCompra by PagSeguro mostram que a maioria dos comerciantes estrangeiros entrevistados concorda que poder oferecer opções de pagamentos locais é um divisor de águas para vender na América Latina

O BoaCompra by PagSeguro, fintech especializada em permitir que empresas de todo o mundo aceitem meios de pagamento locais e moedas locais de 17 países da América Latina, acaba de divulgar um estudo exclusivo sobre o cenário atual do mercado online latino-americano. Intitulado “Renascimento digital na América Latina: um mergulho profundo nas tendências, oportunidades e desafios do setor de comércio eletrônico da região”, a pesquisa foi realizada em parceria com Americas Market Intelligence (AMI).

Focando nos seis principais mercados da América Latina – Brasil, México, Chile, Colômbia, Peru e Argentina –, o estudo abrangente fornece insights e traz dados atualizados sobre o mercado online em rápida mudança na América Latina, uma região com oportunidades maduras para empresas que operam no cenário digital, especialmente agora, com a crescente penetração dos bancos digitais, num processo de digitalização ainda mais acelerado pela pandemia e uma economia em recuperação pós-covid.

Além de dados internos do AMI e de fontes públicas, a pesquisa também incluiu entrevistas – realizadas no primeiro trimestre deste ano – com comerciantes internacionais e players locais que vendem nos mercados desses países em vários setores, incluindo varejo, streaming de vídeo e música, jogos, viagens e provedores de produtos digitais B2B.

Um ponto comum entre todos os setores é o entendimento de que a digitalização é uma tendência contínua que veio para ficar. Com uma média de 77% tanto na penetração da internet quanto nas pessoas que possuem smartphone, fazer compras e realizar diversas outras atividades diárias pessoais e profissionais online é a preferência de um número cada vez maior de latino-americanos.

Neste contexto, empresas de qualquer setor encontram na América Latina uma ótima opção de expansão internacional. Setores como varejo e bens digitais tiveram um aumento exponencial nas vendas durante a pandemia: o estudo mostra que 61% da população dos países avaliados fez compras online em 2020 e, em 2021, o número subiu para 67%. Com mais frequência, mais variedade de produtos e ticket médio mais alto, a AMI espera que o mercado de e-commerce da América Latina cresça a uma taxa anual de 25%, atingindo US$ 646 bilhões em 2025.

Para aproveitar todo esse potencial de mercado, atender às expectativas dos clientes é fundamental – quando se trata de comerciantes offshore que vendem na América Latina, isso inclui a necessidade de aceitar pagamentos locais e moedas locais.

De acordo com o estudo, embora os cartões de crédito ainda sejam o meio de pagamento mais utilizado na América Latina (46% das vendas em 2021), 78% dos cartões usados na região são apenas domésticos – no Brasil, o percentual de pagamentos com este tipo de cartão de crédito chega a 70%. Quase todos os comerciantes entrevistados durante a pesquisa concordam que poder oferecer opções locais de pagamento com cartão é um divisor de águas, uma vez que aumenta os índices de aprovação, melhora a experiência do cliente e permite que os comerciantes forneçam práticas locais, como pagamentos parcelados (que representam 50% das vendas online pagas com cartões de crédito, dependendo do segmento e do tamanho da compra).

Outra grande tendência na América Latina é a crescente preferência por mobile banking e métodos de pagamento digital, como o Pix (meio de pagamento eletrônico e instantâneo oferecido pelo Banco Central do Brasil). Isso impulsiona a inclusão financeira e a inovação na região, mudando consideravelmente o cenário tradicional de pagamentos e tornando ainda mais interessante para as empresas estrangeiras venderem na região.

Navegar neste complexo cenário financeiro dificulta a atuação na América Latina para empresas estrangeiras sem entidade local, o que evidencia a necessidade de contar com um parceiro local com expertise no cenário financeiro da região. Dados relevantes e possíveis soluções para os estabelecimentos que operam ou planejam operar nessa região estão disponíveis no estudo completo que pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://hubs.la/Q01csnZv0.

Sobre o BoaCompra by PagSeguro

O BoaCompra by PagSeguro é uma plataforma de pagamentos locais que permite a comerciantes de todo o mundo aceitar pagamentos locais na América Latina ou enviar pagamentos para o Brasil. Uma solução de pagamento one-stop que oferece processamento local em moeda local com liquidação local ou internacional em 17 países da América Latina, faz parte do PagBank PagSeguro, uma das maiores fintechs da América Latina e fornecedora disruptiva de soluções de tecnologia financeira impulsionadas por uma robusta infraestrutura.

Sobre a Americas Market Intelligence

A Americas Market Intelligence (AMI) é a principal empresa de inteligência de mercado da América Latina, fornecendo insights poderosos de inteligência competitiva e de mercado para que as empresas tenham sucesso na região, com foco em cenários financeiros, métodos de pagamento e soluções financeiras inovadoras.

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