Sicredi neutraliza emissões de carbono de 2023 e 2024

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Dos seis projetos apoiados, cinco substituem a utilização de combustíveis fósseis por biomassa renovável durante a produção de cerâmicas ou tijolos Créditos: Divulgação/ Sicredi

Ações se concretizaram, em primeiro lugar, por meio de apoio a projetos em todas as cinco regiões do país

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 8,5 milhões de associados, realizou a neutralização das emissões calculadas no seu Inventário de Gases de Efeito Estufa de 2023 e projetadas para o ano de 2024.

Pelo terceiro ano consecutivo, a instituição adotou, acima de tudo, a estratégia de adiantar a compensação das emissões previstas antes do final de 2024, com base em projeção, e neutralizar as emissões do ano anterior (2023).

A neutralização foi realizada, em resumo, por meio do apoio a seis projetos de crédito de carbono localizados nas cinco regiões do Brasil.

No total, foram compensadas, por exemplo, 31.784 toneladas de carbono geradas pelas operações de todas as sedes administrativas e agências.

Dos seis projetos apoiados, cinco substituem a utilização de combustíveis fósseis por biomassa renovável durante a produção de cerâmicas ou tijolos.

O outro visa a reduzir as emissões de metano relativas aos dejetos de suínos.

Essas ações totalizam, em suma, a compensação de emissões e o apoio a comunidades em todas as regiões do País.

Todos os processos de neutralização das emissões realizados pelo Sicredi seguem as melhores práticas.

Sempre por meio, além disso, de projetos auditados e certificados por organizações reconhecidas mundialmente.

Sustentabilidade faz parte da essência

“A sustentabilidade faz parte da nossa essência. Acreditamos que apoiar projetos com impacto positivo socioambiental e climático é fundamental para gerar benefícios e fortalecer as comunidades ao mesmo tempo que promovemos o desenvolvimento sustentável. Essas iniciativas estão alinhadas à nossa estratégia de integração regional e aos ODS da ONU, contribuindo para um futuro mais equilibrado e inclusivo” afirma, em resumo, Alexandre Barbosa, diretor-executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi.

Ao longo do ano de 2024, o Sicredi avançou significativamente na mensuração de emissões das atividades financiadas.

No primeiro trimestre do ano a instituição tornou-se signatária da Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF), uma parceria global de mais de 550 instituições financeiras, todas comprometidas em desenvolver e implementar uma abordagem harmonizada para avaliar e divulgar as emissões de gases de efeito estufa associadas a seus empréstimos e investimentos.

Como resultado desta evolução, o Sicredi já calculou as emissões do portfólio de produtos para o ano de 2023.

Em breve iniciará a mensuração relativa a 2024.

Ecoeficiência e Mudanças Climáticas

Por meio do Programa de Ecoeficiência e Mudanças Climáticas, a instituição visa a aprimorar continuamente a gestão das emissões de gases de efeito estufa e promover a sua redução.

Um exemplo dessas iniciativas é o uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, seja por meio de compra ou autogeração.

Ao longo de 2024 ela representou mais de 35% do consumo de energia utilizada pelo sistema. 

“Estamos comprometidos em apoiar nossos associados e a sociedade na transição para uma economia de baixo carbono. Ao nos tornarmos signatários da PCAF, demos um passo significativo para compreender e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa associadas ao nosso portfólio de produtos. Essa evolução reforça nosso papel como agentes de transformação, impulsionando práticas mais sustentáveis e promovendo um impacto positivo”, afirma Barbosa.

Para saber mais sobre a estratégia de Mudanças Climáticas do Sicredi, acesse: Mudanças climáticas | Sicredi

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.

Possui, em primeiro lugar, modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio.

Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Em todos, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui  

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube       

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu