Setembro Amarelo de Diadema foca na defesa da vida

In ABCD On
Fotos: Comunicação/PMD

Ao longo de setembro, equipamentos da rede municipal de saúde em parceria com diversos parceiros irão realizar, em primeiro lugar, atividades em alusão ao tema

Com o tema “A vida é a melhor escolha: cante, dance e saboreie”, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ao longo de todo o mês, portanto, ações educativas e de mobilização em prol da defesa da vida.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, a escolha do tema busca reforçar que o cuidado vai além da questão terapêutica e que é necessário ofertar políticas de prevenção e de cuidado que sejam mais acolhedoras para as pessoas que precisem de apoio emocional.

“Queremos motivar nos trabalhadores e na população reflexões sobre a valorização e proteção à vida. A ideia é incentivar as pessoas a conhecerem os serviços que a Prefeitura disponibiliza em várias áreas e que possam fazer parte de um plano de cuidado integrado para proteger vidas”, diz ela, em resumo.

Um dos destaques da Campanha Setembro Amarelo deste ano vai ser a realização da Caminhada em Defesa da Vida, no dia 22.

Vai sair, por exemplo, de quatro pontos estratégicos da cidade e vai terminar na Feira Noturna, realizada na Praça da Moça.

No local, os participantes vão poder, além disso, participar de atividades realizadas pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Segurança Alimentar.

Além da Saúde, a programação envolverá outras secretarias e atores locais e englobará palestras, rodas de conversa, peça de teatro, oficinas para manejo dos casos, capacitações para os trabalhadores, distribuição de laços amarelos (símbolo da campanha), entre outros.

Prevenção

O município de Diadema, portanto, tem um histórico de políticas de enfrentamento às situações de violência desde 2009.

Isso inclui a notificação compulsória de violência interpessoal e autoprovocada, como é o caso dos suicídios.

A rede de saúde articula ações relacionadas à prevenção ao suicídio a partir de análise epidemiológica dos dados de violência autoprovocada e das discussões entre as diversas áreas de atenção à saúde.

O trabalho do município nessa área, inclusive, foi apresentado e premiado na 11ª edição do Prêmio David Capistrano realizado dentro do 35º Congresso de Secretários Municipais (Cosems-SP), de forma virtual entre 16 e 18 de março.

Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27798-diadema-ganha-premio-david-capistrano-por-trabalho-desenvolvido-na-rede-municipal-de-saude.

Conheça, portanto, mais sobre o trabalho no link: https://youtu.be/3m7lLq3aSb8.

Rede de cuidado

Diadema tem uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estruturada para o atendimento de saúde mental.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços especializados de saúde mental que funcionam de porta aberta.

Ou seja, não é necessário encaminhamento para ser acolhido no serviço.

Caso o morador de Diadema apresente sofrimento psíquico, pode procurar um CAPS de acordo com o tipo de serviço oferecido (CAPS Adulto, CAPS Infanto Juvenil ou CAPS Álcool e Drogas).

Outra opção para as pessoas que precisam de cuidado ou tratamento de saúde mental é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso a necessidade de tratamento não possa ser atendida no nível da Atenção Básica, a equipe de Saúde da Família fará os devidos encaminhamentos para outros pontos da rede.

A RAPS de Diadema é composta, acima de tudo, por cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Sul, CAPS Leste, CAPS Norte, CAPS Álcool e Drogas e CAPS InfantoJuvenil), Espaço Colmeia (espaço de inclusão social/geração de trabalho e renda), dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT), um Consultório na Rua I, uma enfermaria de retaguarda de Saúde mental com 10 leitos no Hospital Municipal de Diadema (HMD) e psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência no HMD. Além disso, todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com equipes de saúde mental.

Saiba onde procurar ajuda

Centros de Atenção Psicossocial em Diadema
CAPS Norte: (11) 4044-9250
CAPS Sul – Oeste: (11) 4056-4009
CAPS Centro- Leste: (11) 4055-1528
CAPS Infanto Juvenil: (11) 4053-5245
CAPS Álcool e Drogas: (11) 4053-5315

CVV – Centro de Valorização da Vida – 188
Pode Falar | UNICEF Brasil – Ajuda em saúde mental – www.podefalar.org.br
20 UBS – confira os endereços e horários de funcionamento em http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs
Hospital Municipal de Diadema (HMD) – (11) 4061-7000
SAMU 192
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – (11) 4043-8221

A programação do Setembro Amarelo, em conclusão, está em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28556-campanha-setembro-amarelo-de-diadema-foca-na-defesa-da-vida

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu