Evento presta homenagem póstuma, em primeiro lugar, ao artista andreense Felipe Moraes, assassinado por um segurança em mercado no Jardim do Estádio em agosto, com exposição de suas obras
Acontece nesta quarta-feira (12.11), portanto, a partir das 19h, a Sessão Solene do Dia da Consciência Negra, na Câmara Municipal de Santo André.
O evento, realizado pelo vereador Ricardo Alvarez (PSOL), celebra, acima de tudo, o 20 de novembro.
A data é marcada, em suma, pela morte de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, em 1695.
Para a ocasião, serão homenageados, por exemplo, diversos representantes da cultura negra de Santo André.
Entre eles, Leandro Rodrigues, Mãe Francisca Zaidan, Mãe Maria Helena, Mãe Marlene de Yemanjá, Mameto Dandalunda, Mestre Pelé, Nenê do Dolores Pé no Chão, Pai Eduardo, Pai Giba e Pai Toninho de Ogum.
O curso de extensão universitária Africanidades, da UFABC, voltado à formação da Educação Antirracista, e o conjunto de música Juntos dá Samba, de Santo André, também serão homenageados.
O 20 de novembro é feriado nacional desde 2023, quando a data foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Felipe Moraes
Neste ano também acontecerá uma homenagem póstuma ao artista andreense Felipe Moraes, com a presença da sua companheira, Evelyn Silva.
Felipe foi vítima de racismo dentro de um mercado em Santo André e assassinado com um tiro em agosto deste ano pelo segurança do espaço, após entrar com seu cachorro no local.
Durante todo o evento ficarão expostas obras produzidas pelo artista andreense.
Ele via na arte, em conclusão, uma forma de retomar a sua identidade e ancestralidade.
Serviço
Sessão Solene da Consciência Negra
12 de novembro, às 19h
Câmara Municipal de Santo André
Praça IV Centenário, 2, Centro
