Sesc Santo André oferece programação diversificada de encontros, cursos, oficinas e aulas abertas para o público 60+

In ABCD On
Foto: Divulgação

A oferta de atividades gratuitas em áreas de tecnologias e artes, por exemplo, visa atrair a atenção e ampliar a participação dos idosos para além dos cursos mais procurados por essa faixa etária, como os de esporte e atividade física

Bê-à-Byte – Curso de Letramento Digital – Foto: Gulbenkian

Com a retomada total das atividades presenciais, o Sesc Santo André amplia a oferta de ações programáticas destinadas ao público com 60 anos ou mais e busca atraí-lo para além das atividades que já contam com muita procura, como os cursos regulares de esporte e atividade física, que tem grande adesão entre pessoas dessa faixa etária. 

Para isso a unidade oferece, a partir de maio, um cardápio diversificado e gratuito, especialmente pensado para receber de volta e dar as boas-vindas ao público que, graças ao ciclo completo de vacinação contra Covid, já pode deixar para trás o distanciamento e aproveitar o melhor do convívio social, com todo cuidado e atenção aos protocolos de saúde para contenção da pandemia.

A proposta dos encontroscursosoficinas e aulas abertas pretende se alinhar aos anseios de idosos que buscam novas formas de estimular corpo e mente ou ampliar e desenvolver outras habilidades. 

CURSOS 

LETRAMENTO DIGITAL - TECNOLOGIAS E ARTES

Combos Digitais do Bê-à-Byte: Internet Banking & PIX
Com Adriano Calsone

O objetivo do curso é esclarecer as principais dúvidas e entraves sobre os recursos funcionais de um aplicativo de banco por meio do uso do Internet Banking e também do PIX. “Devo ou não instalar apps de bancos e como usar o PIX sem receios?” Essas e outras dúvidas serão tiradas durante as aulas.

Por meio de encontros semanais, os participantes serão introduzidos no universo dos aparelhos móveis, especificamente de smartphones, para que conheçam também os aplicativos e redes sociais. 

Adriano Calsone faz parte da equipe do Sesc na área de Tecnologias e Artes. É educador e produtor editorial, com especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Trabalha há dez anos com letramento digital.

De: Até 31/5, terças e quintas, das 11h às 12h30 

Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Livre e Grátis para todos os públicos

Indicação etária: A partir de 40 anos  
Inscrições: no Portal Sesc SP

Pré-requisito: Possuir smartphone com, no máximo, 05 anos de uso e com sistema operacional Android.

Mais informações pelo e-mail: eta.santoandre@sescsp.org.br  

Edição de vídeos pelo celular – Para Idosos

Com Fábio Justino

O curso introduz técnicas básicas de edição de vídeos por meio de aplicativos gratuitos, focando o público idoso, para aumentar sua autonomia nas tecnologias móveis e no audiovisual. Por meio de exercícios simples o curso propõe, como finalização, a produção da série de vídeos “Boomers na Rede!”, em que os alunos apresentam rápidas reflexões sobre o papel e o espaço da internet e das tecnologias para sua geração, conhecida como “baby boomers”. Os vídeos finalizados serão disponibilizados nas redes sociais do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo André. 

Fábio Justino é educador de tecnologias e artes do Sesc Santo André. Com graduação em Letras e especialização em História da Arte, ministra cursos e oficinas voltados aos diversos usos das tecnologias e expressões artísticas, com foco em ações inclusivas e de diversidade.   

De: 10/5 a 28/6, terças, das 15h às 17h 
Local: Espaço de Tecnologias e Artes 
Livre e Grátis para todos os públicos
Indicação etária: a partir de 16 anos (especialmente recomendado para idosos).

Inscrições: no Portal Sesc

Pré-requisito: Possuir smartphone com, no máximo, 05 anos de uso e com sistema operacional Android.

Mais informações pelo e-mail: eta.santoandre@sescsp.org.br

DIVERSOS 22

Mulheres No Vão De Um Século

Com Lilian de Lima e Paulinho Brandão

Celebrando o centenário da semana de arte moderna e atualizando questões de gênero tão relevantes hoje e sempre, a intenção é revisitar a trajetória de artistas que atravessaram e/ou foram atravessadas pelo movimento modernista. Algumas bastante conhecidas e outras com trajetórias menos celebradas e tantos outros nomes que possam surgir da pesquisa e das reflexões durante os encontros da oficina. Ou ainda, mulheres que fizeram parte das próprias trajetórias, das genealogias, com histórias de vida e luta que possam ganhar voz através de cantos e depoimentos. A partir da biografia dessas mulheres e da experiência viva do encontro, a ideia é mergulhar num processo criativo coletivo com estudo de textos, canções, poemas, cenas, depoimentos e narrativas. Com desejo de trazer à escuta essas vozes femininas que culminará numa festa poética e musical. 

Lilian de Lima e Paulinho Brandão – Foto: Priscila Ortela

Lilian de Lima é atriz, cantora, diretora, dramaturga e preparadora vocal. É formada em Interpretação pela Escola de Arte Dramática (ECA-USP), em Expressão Vocal/Canto pelo Studio Voz em Movimento e em Publicidade pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).  Desde 1998 dá aulas e conduz orientações de teatro e expressão vocal, tendo atuado em diversas instituições e com diferentes faixas etárias. 

Paulinho Brandão é formado em filosofia pela UFSC e em Violão Popular pela EMESP. É compositor, escritor e músico. Como músico, acompanhou cantores e músicos como Tião Carvalho, Ana Maria Carvalho, Eva Figueiredo, Lena Bahule, Rodrigo Mercadante, Babado de Chita, entre outros. Fez parte de grupos como: Grupo Cupuaçu, Grupo Saracura, Clã   Instrumental, Duo   Arapuca, Cena Instrumental, Duo Brejeiro e Borandá Trio.  Na área do teatro trabalhou com: Grupo de Teatro Vento Forte; Beatriz Tragtenberg, Cia.  Do Tijolo.  Atualmente integra os elencos das peças Pagu, Anjo Incorruptível e Terceira Toada para João e Maria, Descorrigindo Chico do Núcleo Toada, além de rodar com os shows autorais Amar sem Temere Miúdas Diferenças. Como poeta, lançou pela editora elefante, O Livro das Diferenças em 2016.    Em 2019 lançou o EP Veneta com composições autorais. 

Formato

-Estudo biográfico da trajetória de artistas brasileiras; 

-Cruzamento de histórias pessoais das participantes da oficina com as biografias apresentadas; 

– Criação individual e/ou coletiva de materiais textuais diversos; 

– Desenvolvimento de aquecimento corporal e vocal.

ENCONTRO

DIVERSOS 22

Ponto de Encontro
Com Claudia Araújo Silva

O Ponto de Encontro acontece mensalmente na unidade de Santo André há vários anos e seguiu online, com a mesma frequência, durante a pandemia. A intenção é estruturar e qualificar os encontros entre idosos, com a integração de profissionais contratados, diferentes equipes de funcionários e as variadas linguagens da programação para que, por meio de conversas e dinâmicas, seja possível alinhar de forma satisfatória e mais autoral alguns desejos e expectativas de idosos que frequentam a Unidade.

A retomada dessa ação no formato presencial, chega com 3 propostas: “Diversos 2022” (de março a maio), “As idades do ser: longevidade” (de junho a agosto), e “Independência e autonomia” (de setembro a novembro). Cláudia Araújo Silva é a psicóloga convidada para mediar e entremear essas temáticas e propostas com os desejos e histórias pessoais dos participantes. Estas ações se enquadram no eixo “Sociedade e Cidadania”, do Trabalho Social com Idosos, programa institucional do Sesc São Paulo.

 

You may also read!

Gilvan e Estado entregam recuperação da Trilha da Pedra Lisa, em Paranapiacaba

Caminho está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e acesso ocorre pelo Parque Natural Municipal Nascentes de

Read More...

Tite prorroga contrato de 200 Mães Acolhedoras em São Caetano

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, anunciou nesta segunda-feira (20.01), no Teatro Paulo Machado de Carvalho,

Read More...

Jardim Pajussara ganha rede de água encanada

11.500 pessoas serão beneficiadas com a ligação gradual da água na região A comunidade do Jardim Pajussara, em Mauá, agora

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu