Diz a máxima que não se mexe em time que está ganhando. O prefeito Paulo Serra (PSDB) fez isso, mas mexeu em alguns pontos decisivos.
Mesmo reeleito com 76% dos votos no primeiro turno, escalou novos nomes para o segundo governo.
Em primeiro lugar, tirou Dinah Zekcer da Educação e trouxe a ex-adjunta Professora Cleide Bauab Bochixio como secretária.
Além disso, o juiz João Veríssimo, de Mauá, é o assessor especial do prefeito. José Acemel, o Espanhol, superintendente da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários.
Impacto
O nome de mais impacto: José Police Neto, o Netinho, ex-presidente da Câmara de São Paulo, ligadíssimo a Gilberto Kassab, e o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos.
Na primeira reunião de secretariado do segundo mandato, prefeito e equipe discutiram assuntos como o combate à pandemia e vacina contra o coronavírus. O próximo encontro, que deve ocorrer ainda neste mês, vai debater o planejamento de projetos e obras para os próximos quatro anos.
Secretariado
A maioria dos secretários que atuou no mandato anterior continuará durante a gestão 2021-2024. Entre os nomes que permanecem estão Adriano Cruz (Habitação e Regularização Fundiária), Ana Claudia Cebrian Leite (Chefe de Gabinete), Caio Costa e Paula (Assuntos Jurídicos), Edson Salvo Melo (Gestão Financeira) e Evandro Banzato (Desenvolvimento e Geração de Emprego).
Além disso, continuam na gestão Fabio Picarelli (Meio Ambiente), Jessica Cavalheiro (Assessora de Comunicação), Luciana Patara (Unidade de Comunicação e Eventos), Marcelo Delsir (Cidadania e Assistência Social), Márcio Chaves (Saúde), Reinaldo Messias (superintendente da Craisa), Ricardo Kondratovich (superintendente do Semasa), Simone Zárate (Cultura) e Vitor Mazetti (Manutenção e Serviços Urbanos).
Carlos Bianchin, que antes era assessor especial do prefeito, assume a Secretaria de Mobilidade Urbana. Donizeti Pereira, antes responsável pela Unidade de Articulação Política, é agora superintendente da Unidade de Apoio Governamental.
Fernando Gomes assume a superintendência do Instituto de Previdência de Santo André depois de quatro anos à frente de Secretaria de Inovação e Administração. Pedro Seno, que era superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, é o novo secretário de Inovação e Administração.
Edson Sardano e Marcelo Chehade, que eram secretários mas deixaram os cargos para concorrer na eleição para a Câmara Municipal, retornam para a Prefeitura nas mesmas funções que ocupavam antes. Sardano comandará a Secretaria de Segurança Cidadã, enquanto Chehade volta a ser titular da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva.
A primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra continuará presidindo voluntariamente o Fundo Social de Solidariedade de Santo André.