Um dos mais importantes equipamentos públicos de educação e sensibilização ambiental para as questões ligadas à gestão de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André, gerenciado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltou a receber visitas técnicas de grupos agendados.
Moradores, comunidade acadêmica e outros profissionais poderão conhecer de perto o espaço que, além do próprio aterro, abriga ainda as duas cooperativas de reciclagem da cidade, o ecoponto especial para recebimento de pneus e as lagoas de chorume (líquido percolado proveniente da decomposição dos resíduos orgânicos).
Na retomada das agendas de visitação, o local recebeu neste último sábado (19) um grupo de moradores do Jardim Cristiane. A atividade faz parte do projeto ‘Becos e Florestas – Educação Ambiental ao ar livre’, realizado pelo MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores dos Núcleos Habitacionais de Santo André), por meio de verba do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental).
O Aterro Sanitário de Santo André é o único equipamento público da região do ABC e um dos melhores avaliados do Estado. O local recebe 100% dos resíduos gerados na cidade, o que equivale a uma média de 19 mil toneladas mensais de resíduos úmidos e 780 toneladas por mês de resíduos recicláveis.
As visitas ocorrem apenas com agendamento prévio, que deve ser feito pelo site do Semasa, no link https://bit.ly/visiteoaterrosa. O Aterro está localizado na Rua Fernando Costa, s/n, no Parque Gerassi.