Para prevenir e combater a emissão de fumaça preta oriunda dos veículos movidos a diesel e que integram a frota pública da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) retomou as aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar).
Neste domingo (28.08), 119 ônibus municipais foram inspecionados, sendo que 98% foram aprovados.
A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da SATrans, está dividida em duas etapas e também vai averiguar as emissões dos caminhões e automóveis a diesel da administração direta e indireta. No total, até outubro, devem passar pela fiscalização aproximadamente 700 veículos, sendo 302 ônibus e 400 caminhões e carros que integram a frota pública. A operação tem caráter preventivo e os veículos aprovados recebem um selo que indica que foram aprovados.
Ainda neste ano, o Semasa deve retomar a fiscalização em veículos particulares, também movidos a diesel, e que circulam pelas vias da cidade. Para fazer a aferição, os agentes usam o opacímetro, aparelho que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição.
Estudos comprovam que os poluentes atmosféricos têm ligação direta com problemas relacionados à saúde humana. Por isso, a operação realizada pelo Semasa visa um ambiente mais saudável, priorizando a qualidade de vida da população, especialmente na época de seca – entre os meses de inverno.