Sehal orienta empresas sobre obrigatoriedade para o e-social sob pena de multa

In ABCD On
Beto Moreira, presidente do Sehal/Divulgação

Empresas são obrigadas, em primeiro lugar, a fornecer informação para plataforma on-line do governo 

O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) firmou parceria com o Grupo PL Engenharia, de São Bernardo.

Com isso, oferece mais um benefício aos associados.

O principal objetivo da iniciativa é alertar sobre a obrigatoriedade de reportar informações pelo e-Social para serviços relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho e garantir o respaldo para atendimento a todas as legislações aplicáveis.

As empresas que não cumprirem a obrigação estão, portanto, passíveis de multa.

“É nossa função prestar serviços aos nossos representados, sempre atentos as suas demandas para o bom desenvolvimento das empresas”, explica Beto Moreira, presidente do Sehal.

Beto Moreira. Foto: Glau Simione/Divulgação

O Grupo PL Engenharia dispõe de consultoria especializada para temas relacionados à medicina ocupacional, segurança do trabalho, soluções ambientais e combate a incêndio com condições especiais para associados.

Os valores podem ser consultados com o setor de atendimento do Sehal.

As informações são transmitidas para o e-CAC, portal da Receita Federal, que administra tributos recolhidos relacionados a pessoas física e jurídica, entre outros.

“Em geral, as empresas têm os seus administradores, normalmente são contadores, que são os responsáveis e habilitados para o acesso ao portal e-CAC. No entanto, esses profissionais nem sempre detêm conhecimento sobre todas as normativas, principalmente as que são associadas aos eventos de SST (S-2210, S-2220 e S-2240). Por isso, terceirizam a consultoria especializada”, explica a gerente da área comercial da PL Engenharia, Bianca Nunes Rocha Gouveia.

De acordo com Bianca, as empresas precisam fornecer procuração eletrônica para que a transmissão seja realizada de forma automática, por intermédio do serviço de mensageria.

Sistema eletrônico

O e-Social foi lançado, por exemplo, em 2018, seguindo um cronograma de implantação.

Trata-se de uma plataforma on-line do governo para obrigações fiscais e trabalhistas que substitui o tradicional preenchimento de guias.

A atual fase exige o reporte de informações até o 15º dia do mês subsequente da ocorrência dos eventos obrigatórios relativos à Saúde e Segurança do Trabalho.

Elas devem ser lançadas no portal e-CAC, no módulo do e-Social.

“O sistema é obrigatório para todas as empresas e atualmente devem ser declaradas todas as condições de trabalho relacionadas à rotina operacional para o e-Social, que centraliza as informações. No caso do setor de gastronomia e hotelaria, por exemplo, é necessário realizar exames periódicos de colaboradores que atuam na área de manipulação de alimentos ou daqueles que lidam com equipamentos que transfere calor e pode alterar a sua saúde”, explicou Bianca.

Segundo ela, a PL Engenharia é uma empresa especializada, que existe há mais de 25 anos.

Dispõe, acima de tudo, de uma plataforma integrada para gestão ocupacional e específica para segurança do trabalho.

“Além da plataforma, o nosso diferencial em relação ao mercado é que temos uma equipe de engenheiros especializados em diversos segmentos que não são responsáveis apenas pela assinatura de laudos, prática comum nas empresas. Eles atendem todas as demandas desde a consultoria, mapeamento em campo, atualização de laudo novo ou renovação. Ou seja, eles são envolvidos em todas as partes do processo”, garantiu, em conclusão.

 

You may also read!

Empresa do ABCD realiza mega leilão gamer com até 70% de desconto em eletrônicos

Disputa acontece pelo site da Hisa Leilões, de São Caetano do Sul, neste 23 de janeiro, e dispõe de

Read More...

São Bernardo projeta criação do Centro de Emergências Climáticas

Planejada de forma multisecretarial, proposta estabelece, acima de tudo, compromisso com o enfrentamento de eventos extremos e à sustentabilidade Sensibilizada

Read More...

Calor e inchaço nas pernas: como lidar com o problema que afeta milhões de brasileiros no verão

O aumento das temperaturas no verão traz consigo, em primeiro lugar, um problema comum para milhões de brasileiros: o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu