Sindicato patronal, fundado em 12 de julho de 1943, é, acima de tudo, o representante legal da categoria em todo o ABCD
O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) completa 80 anos da sua fundação neste 12 de julho e reforça, em primeiro lugar, o atendimento e aproximação com os associados.
A modernização das instalações, nova agenda de cursos presenciais e lançamento do aplicativo Sehal estão, portanto, entre as ações já em andamento.
A sede, em Santo André, recebeu, por exemplo, pintura, móveis novos, adequação do piso, área de convivência, de salas e banheiros, entre outras benfeitorias.
O espaço para cursos experimentais ganhou, da mesma forma, claridade e proporciona melhor aproveitamento da área da cozinha, que é totalmente equipada e específica para as aulas práticas.
Satisfação
O presidente do Sehal, Beto Moreira, destaca que é uma satisfação estar à frente de uma instituição com oito décadas de existência e de um sindicato patronal considerado um dos mais ativos do país por suas inúmeras conquistas.
Além disso, é o único representante legal da categoria em todo o Grande ABC. São 33 mil estabelecimentos dentro dessa base de atuação.
“Somos um sindicato patronal reconhecido e todas as melhorias são consequência para manter a nossa missão e tradição, essencialmente com qualidade. Queremos que o empresário reconheça os serviços e a inovação sempre a seu favor e ele deve aproveitar isso. Temos uma estrutura pronta, é só usar. As nossas salas estão disponíveis para o associado que queira fazer uma reunião com seu cliente/fornecedor”, explica, em resumo.
Para o segundo semestre serão implementadas diversas ações, entre as quais a retomada de cursos presenciais a partir da reforma.
A proposta é reabrir a programação com o curso que tem maior demanda na história do sindicato, o de pizzaiolo.
Além deste, serão anunciados novos cursos e workshops.
Outro serviço, que acaba de ser lançado em ação comemorativa, é o aplicativo do Sehal, que traz facilidades e serviços para os associados.
O APP está disponível para ser acessado pelos sistemas operacionais Android e IOS.
Depoimentos
“Nossa! Já 80 anos? Um senhor de peso e com muito valor para o Grande ABC. Acompanho de perto os últimos 27 anos, que foram de grandes evoluções e mudanças. A união de empresários atuantes foi um diferencial que colocou o Sehal como principal ator na defesa de seus representados. Todos os aspectos da evolução foram importantes, desde a implantação de cursos de aprimoramento de empregados e empresários até a inserção de serviços fundamentais para propiciar ao associado um acompanhamento completo e seletivo em todas as frentes de atuação. É gratificante ver um sindicato como o Sehal se transformar em um dos melhores patronais do Brasil e poder participar de algumas das ações que contribuem para o seu sucesso”, Denize Tonelotto, advogada do Sehal.
“O Sehal tem a mesma idade da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), 80 anos e as grandes conquistas ocorreram nos últimos vinte anos. Hoje, a situação financeira não possibilita a promoção de grandes eventos. Sob a égide das diretorias constituídas nos últimos vinte anos, o Sehal deixou de ser apenas o representante de bares, hotéis, restaurante e similares para ser inserido na sociedade do ABC como um todo. Temos uma grande história de eventos que chegaram a atrair a presença de mais de cem mil participantes por noite. Fomos pioneiros na realização de festivais gastronômicos com a participação de personalidades e artistas renomados. E também fizemos o primeiro Festival de Inverno de Paranapiacaba, que depois se transformou no maior evento de inverno no Grande ABC. Isso tudo sem falar que criamos o maior centro de formação de mão de obra do nosso segmento, formando centenas de jovens para o mercado de trabalho”, Dr. João Manoel Pinto Netto, advogado do Sehal.