Iverton Vicente dos Santos, de 29 anos, foi detido neste sábado (22.02) na rua Augusta
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu na tarde deste sábado (22.02) um traficante foragido da Justiça da Bahia desde março de 2023.
A prisão foi possível, portanto, após identificação do fugitivo pelas câmeras do Smart Sampa, segundo o secretário de Segurança Urbana da Capital Orlando Morando, ex-prefeito de São Bernardo do Campo.
Iverton Vicente dos Santos, de 29 anos, caminhava pela Rua Augusta, na Capital, quando foi identificado como procurado por uma das 23 mil câmeras do maior programa de reconhecimento facial da América Latina instaladas na cidade e seus passos foram seguidos até ser abordado por uma equipe de GCMs já em meio à multidão de um dos blocos que desfilaram pela cidade.
Sem alarde, os guardas o algemaram e o conduziram até o 78º Distrito Policial, no bairro dos Jardins, onde permanece à disposição da Justiça.
Veja o vídeo da prisão:
Segundo a Polícia Civil baiana, ele é apontado, em primeiro lugar, como integrante de uma organização criminosa que atuava na cidade de Irecê.
Naquele município baiano, ele gerenciava, acima de tudo, o tráfico de drogas e coordenava a distribuição de entorpecentes para pontos de venda.
Banco de dados conectado
A identificação dele foi possível porque o banco de dados de foragidos da Justiça está conectado, por exemplo, à rede do Smart Sampa.
Desde novembro, as câmeras do Smart Sampa já auxiliaram na prisão de 711 foragidos (cerca de 10% deles com prisão decretada em outros Estados) e de outros 1.866 criminosos em flagrante, além do encontro de 34 pessoas desaparecidas.
A ferramenta vem modernizando a política de segurança municipal.
Permitindo, em suma, que criminosos condenados por estupro, assassinato e até mesmo integrantes de facções criminosas e de uma máfia chinisa, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.
Monitoramento inteligente
O Smart Sampa conta atualmente, destaca Morando, com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas.
Dessasm 4.000 têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos.
Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município.
Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o Smart Sampa possui algoritmos avançados.
Os mesmos geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos.
Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados.
O sistema de reconhecimento facial utilizado nos equipamentos permite a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça.
O projeto inovador permite ainda, da mesma forma, a integração com vários órgãos do serviço público.
Isso para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso, em conclusão, do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.