Secretaria de Saúde de Mauá promove ação educativa no Parque São Vicente sobre raiva

In ABCD, Saúde On
- Updated

Equipe de zoonoses orientou moradores do bairro que registra maior prevalência de morcegos na cidade

A Secretaria de Saúde de Mauá realizou nesta sexta-feira, 30 de maio, por meio da Coordenadoria de Proteção à Saúde e Vigilâncias, ação educativa voltada a moradores do Parque São Vicente, mais especificamente do quarteirão correspondente à Rua Presidente Nereu Ramos. O bairro registra a maior prevalência de morcegos – um dos principais transmissores da raiva a humanos – na cidade.

A iniciativa objetivou orientar a população sobre medidas preventivas relacionadas ao assunto. A equipe de zoonoses presente ao local abordou temas como a raiva (doença transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, arranhões e lambidas), a relevância biológica dos morcegos para o ecossistema urbano e a importância da preservação, assim como o manejo adequado dos locais de abrigo, e a identificação de comportamentos suspeitos destes mamíferos voadores que necessitam de investigação por trazer riscos à saúde.

Agentes de combate a endemias e médicos veterinários orientaram munícipes e distribuíram material impresso com orientações práticas para disseminação das informações. Também aconselharam os moradores sobre a importância dos procedimentos a serem adotados em casos de morcegos entrarem em residências.

“Os morcegos são fundamentais para o equilíbrio ecológico, mas é importante que a população saiba diferenciar o comportamento natural desses animais do comportamento suspeito que requer investigação”, afirmou Fabiana Marinho de Macedo Vieira, coordenadora de Vigilâncias e Saúde de Mauá. “Nossa intenção é sensibilizar os moradores para que adotem medidas preventivas e saibam como agir corretamente, protegendo a si mesmos e aos animais”, acrescentou.

You may also read!

Inovação digital na gastronomia é tema de evento no Parque Tecnológico de Santo André

Programa “Prepara Gastronomia”, promovido pelo Sebrae-SP, acontecerá nesta terça (31.03), das 8h30 às 12h30; inscrições estão abertas O Parque Tecnológico

Read More...

Ibama declara pirarucu espécie invasora e libera abate do peixe fora da Bacia Amazônica

Medida atinge, por exemplo, bacias hidrográficas de diversas regiões onde o animal foi introduzido pelo ser humano O Instituto Brasileiro

Read More...

CBC Run reúne 1.600 atletas em Ribeirão Pires

Evento esportivo integrou, acima de tudo, as comemorações do aniversário da cidade, arrecadou alimentos e premiou equipes de destaque A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu