Saúde de São Caetano capacita equipe de Atenção Básica e Hospitalar sobre a monkeypox

In ABCD, Saúde On
Fotos: Divulgação / PMSCS

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou na segunda-feira (2/8) um webinar sobre a monkeypox (varíola dos macacos), elaborado por infectologistas da rede, para toda equipe de Atenção Básica e Hospitalar. Informações sobre quadro clínico, diretrizes de atendimentos e manejo nos serviços de Saúde foram parte dos temas abordados. Mais de 150 funcionários da rede participaram da capacitação.

“Desde que os primeiros casos chegaram a São Paulo, em junho, elaboramos um fluxo de atendimentos e orientações para que nossas equipes triassem e encaminhassem os atendimentos de casos suspeitos. Não é um momento alarmante, como vimos acontecer com a covid-19. A monkeypox é uma enfermidade já conhecida, com tratamentos disponíveis e estamos num momento de manter os cuidados, já que as medidas de prevenção são efetivas”, explicou a secretária de Saúde Regina Maura Zetone.

As principais abordagens durante o webinar foram sobre o início do surto, em 2022, grupos de risco, probabilidades de transmissão e medidas de prevenção domiciliar. A equipe falou sobre isolamento, monitoramento dos pacientes infectados e contatantes, até que tenham alta epidemiológica. Também foram orientadas como proceder, desde o momento que o paciente procura atendimento médico até os procedimentos adotados após a confirmação diagnóstica.

“Todos casos suspeitos e confirmados são encaminhados ao Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infectocontagiosas) para reavaliação, exame físico e coleta de exame. Pacientes positivos são monitorados até a alta pela Vigilância Sanitária, que também faz o rastreamento dos contactantes”, explicou Regina Maura.

A monkeypox é uma doença infecciosa causada por um vírus (gênero orthopoxvirus), que apresenta transmissão inter-humana, principalmente, após contato com as lesões na pele e nas mucosas.

O período de transmissão começa com o aparecimento dos sintomas e termina com a queda de todas as crostas. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão, adenomegalia (aumento do tamanho dos gânglios – “íngua”) e lesões de pele e mucosas em qualquer parte do corpo, inclusive na área genital e perianal (lesões avermelhadas que evoluem para vesículas (pequenas bolhas) e, posteriormente, para crostas.

O período de incubação, definido como o intervalo de tempo entre a aquisição do vírus e o surgimento do primeiro sintoma, varia de 5 a 21 dias.

Qualquer pessoa que apresentar o quadro descrito acima deverá procurar atendimento no Cepadi, referência do município para o atendimento de qualquer doença infecciosa, transmissível ou não, no município. A monkeypox tem evolução lenta e, na maioria das vezes, evolui sem gravidade. O atendimento em regime ambulatorial é o mais adequado, pois evita aglomeração de casos suspeitos nos hospitais, onde são atendidas inúmeras pessoas, garantindo a segurança da população.

O Cepadi está localizado na Rua Dr. Rodrigues Alves, nº 93, no Bairro Fundação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações e agendamentos pelo telefone 4233-7509.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu