São Caetano realiza testagem rápida e orientações contra hepatite durante o Julho Amarelo

In ABCD On
Fotos: Eric Romero/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul realiza até 22 de julho, por meio do Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecto contagiosas), ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites.

As atividades fazem parte da campanha Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais. Palestras, materiais explicativos, acolhimento e testes rápidos serão realizados próximo à Estação Ferroviária da CPTM, no Centro, e na Rua 24 Horas, no Bairro Fundação.

Desde terça-feira (13.07), ações de prevenção e testes rápidos acontecemo em postos estratégicos da cidade, como na Estação CPTM (dias 13, 15, 18, 21 e 22 de julho, das 9h às 17H), e na Rua 24 Horas (dias 14, 19 e 20 de julho, das 9h às 11h).

Em caso positivo no teste para hepatite, o paciente é encaminhado ao Cepadi, para a realização de um teste mais específico e a confirmação do diagnóstico e tratamento.

Em 20 de julho, às 10h, será realizado no CAPS (Rua dos Castores, 60) uma Roda de Conversa sobre Prevenção às Hepatites Virais com a psicóloga Rita Moretto.

“Gosto muito dessas ações que a Prefeitura realiza na rua. Nunca tinha feito o teste rápido para hepatite. Conversando com a equipe, descobri que pode haver contágio até pelo esmalte”, afirmou Roselena Maria de Souza, após realizar o teste rápido.

Nesta quarta-feira (13), primeiro dia de ação, 46 pessoas realizaram o teste e receberam também o hipoclorito de sódio para utilizar na limpeza de frutas e verduras. Ele também pode ser retirado nas farmácias de todas as Unidades Básicas de Saúde.

Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser decorrente de diversas causas, sendo por meio da infecção por vírus, pelo uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, doenças metabólicas ou doenças genéticas. Alguns dos sintomas mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
O teste rápido identifica a hepatite C e pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde.

No Cepadi é possível fazer o exame completo, por meio de sorologia, que detecta e diferencia todos os tipos de hepatites.

Mais informações

CEPADI – Centro de Prevenção e Atendimento às Doenças Infecciosas
Endereço: Avenida Dr. Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação, telefone: 4233-7509
Horário para realização de testes: 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30

You may also read!

Mais de 500 pessoas participam da 4ª Caminhada de Conscientização do Autismo em Ribeirão Pires

Evento reuniu, em primeiro lugar, famílias atípicas, profissionais e apoiadores em caminhada com atividades inclusivas e ações voltadas ao

Read More...

Circuito Sesc de Artes leva alegria, brincadeiras e diversão ao Parque Chácara Silvestre, em São Bernardo

Espaço Nova Petrópolis reuniu atividades artísticas, culturais e de lazer; famílias aproveitaram domingo de sol para fotos de pré-aniversário

Read More...

Gigantes do Digital reuniu mais de 200 empresários do ABCD interessados em impulsionar vendas pela internet

Em evento promovido pelo Sebrae-SP especialistas abordaram estratégias de e-commerce, marketplaces e inteligência artificial O Sebrae-SP realizou no Teatro Cacilda Becker, em São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu