São Caetano lança plataforma digital de formação de profissionais da Educação

In ABCD, Educação On
- Updated
Fotos: Gabriela Gonçalves/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou a Plataforma Educacional Digital AutoriaSCS.

A ferramenta marca, em primeiro lugar, um novo capítulo na política de formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino.

Idealizada como o “Cecape Digital”, a plataforma foi desenvolvida, portanto, ao longo dos últimos meses.

Ela nasce, em suma, com o propósito de fortalecer a prática pedagógica, ampliar os conhecimentos dos educadores e promover o protagonismo docente no ambiente digital.

A apresentação da plataforma deu-se na manhã desta segunda-feira (05.05), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), de forma presencial e também virtual.

O secretário de Educação, Fabiano Augusto João, abriu a apresentação dizendo que a ferramenta será constantemente atualizada, com o intuito de atender a demandas que eventualmente surjam.

Inicialmente, os cursos serão oferecidos pela equipe do Cecape e do NAEI (Núcleo de Atenção à Educação Inclusiva), com conteúdos inéditos e autorais.

Certifcação

Todos os cursos contarão com possibilidade de certificação.

A medida deve contribuir diretamente para a evolução funcional dos professores, inclusive no eixo de apresentação de títulos e certificados.

Primeiros cursos disponíveis na plataforma são: Os Princípios do Currículo Municipal de São Caetano do Sul; São Caetano do Sul – Legislação e Políticas Educacionais; Território Lúdico – Uma Jornada Pela Ludicidade; A Escrita Criativa Como Processo Para a Construção das Narrativas do Desenvolvimento Infantil; e A Sondagem e Seus Processos.

Além dos cursos, os usuários terão acesso a textos de apoio, podcasts e materiais complementares, criando um ambiente completo e interativo de formação.

A partir de 2026, a plataforma também abrirá espaço para cursos autorais elaborados por professores da própria rede.

Isso valoriza o conhecimento interno e estimula a criação de novas experiências formativas.

“A AutoriaSCS representa um passo fundamental para democratizar o acesso à formação continuada, respeitando os diferentes tempos e trajetórias dos nossos profissionais. É uma ferramenta feita por educadores e para educadores”, destaca, em conlusão, a diretora do Cecape, Maiberte Brogliato.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu