A Prefeitura de São Caetano do Sul coloca em funcionamento neste fim de semana, em primeiro lugar, um sistema de sirenes e alertas de chuvas em tempo real.
O objetivo é, acima de tudo, contribuir para a segurança da população em casos de enchentes e alagamentos e para a preservação do patrimônio.
O sistema foi instalado em bairros que margeiam o Rio Tamanduateí e o Ribeirão dos Meninos: Prosperidade, Fundação, Centro, São José, Jardim São Caetano e Nova Gerty.
Permite, por exemplo, comunicação em tempo real da Defesa Civil com a população.
Câmeras de monitoramento da cidade interligadas com sirenes e réguas pluviométricas monitoram, 24h por dia, o volume de água do Rio Tamanduateí. Quando o volume atingir níveis de alerta, as sirenes são acionadas e, os moradores, informados. O investimento é de R$ 400 mil.
Um exercício com as sirenes será realizado pela Defesa Civil de São Caetano neste domingo (19/3), entre 10h e 12h, nos bairros contemplados.
Piscinão
O Bairro Fundação terá, além disso, piscinão com capacidade para armazenar até 165 mil m³ de água.
O projeto será licitado pela Prefeitura em abril e as obras deverão ser iniciadas, portanto, no segundo semestre.
O novo piscinão integra, em conclusão, o Programa ReFundação, que também inclui o alteamento viário da Avenida do Estado; construção de muro de contenção de 4 km em toda a extensão da margem da via na cidade; e o projeto de macrodrenagem em até 13 km, com a reforma e ampliação de todas as galerias para aumentar a vazão das águas pluviais.