São Caetano inaugura sistema de sirenes e alertas de chuvas em tempo real

In ABCD On
Foto: Eric Romero / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul coloca em funcionamento neste fim de semana, em primeiro lugar, um sistema de sirenes e alertas de chuvas em tempo real.

O objetivo é, acima de tudo, contribuir para a segurança da população em casos de enchentes e alagamentos e para a preservação do patrimônio.

O sistema foi instalado em bairros que margeiam o Rio Tamanduateí e o Ribeirão dos Meninos: Prosperidade, Fundação, Centro, São José, Jardim São Caetano e Nova Gerty.

Permite, por exemplo, comunicação em tempo real da Defesa Civil com a população.

Câmeras de monitoramento da cidade interligadas com sirenes e réguas pluviométricas monitoram, 24h por dia, o volume de água do Rio Tamanduateí. Quando o volume atingir níveis de alerta, as sirenes são acionadas e, os moradores, informados. O investimento é de R$ 400 mil.

Um exercício com as sirenes será realizado pela Defesa Civil de São Caetano neste domingo (19/3), entre 10h e 12h, nos bairros contemplados.

Piscinão

O Bairro Fundação terá, além disso, piscinão com capacidade para armazenar até 165 mil m³ de água.

O projeto será licitado pela Prefeitura em abril e as obras deverão ser iniciadas, portanto, no segundo semestre.

O novo piscinão integra, em conclusão, o Programa ReFundação, que também inclui o alteamento viário da Avenida do Estado; construção de muro de contenção de 4 km em toda a extensão da margem da via na cidade; e o projeto de macrodrenagem em até 13 km, com a reforma e ampliação de todas as galerias para aumentar a vazão das águas pluviais.

You may also read!

Fhoresp vai acionar Enel na Justiça por prejuízo a bares e restaurantes com apagão

Entidade que abarca 24 sindicatos patronais no Estado ingressará com ações individuais para que associados tenham os prejuízos ressarcidos

Read More...

Pesquisa da USP indica que envelhecimento neurológico é maior na América Latina

Método usa dados de ressonância magnética funcional e eletroencefalografia para calcular, em suma, diferença entre idade cerebral e cronológica,

Read More...

São Paulo já tem radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Equipamento instalado em Campinas foi adquirido pelo Governo de SP e a Unicamp por R$ 4,4 milhões; monitoramento deve

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu