A Defesa Civil da Prefeitura de São Caetano do Sul recebeu o Prêmio Municípios Resilientes, do Governo do Estado de São Paulo, na quinta-feira (22.06), no Palácio dos Bandeirantes.
O prêmio foi recebido, em primeiro lugar, pelo secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, representando o prefeito José Auricchio Júnior.
Lourival esteve acompanhado, além disso, pelo comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Douglas Bispo da Silva.
O Prêmio Municípios Resilientes foi criado em 2019.
O objetivo é estimular os municípios a adotar políticas e ações de redução de risco de desastre.
Além disso, ampliar o acesso a recursos para execução de obras, promoção de estudos de prevenção e aquisição de equipamentos.
Também estimula a adoção de medidas para garantir atendimento rápido à população, acolhimento humanitário em emergências e prevenção contra catástrofes.
“São Caetano é uma das cidades mais resilientes do País, devido a sua preocupação em oferecer melhor qualidade de vida a seus moradores, em todas as áreas da Administração Pública. O Governo Municipal faz grande investimento na segurança pública, a exemplo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), do trabalho da Defesa Civil com monitoramento de áreas sujeitas a enchentes, além do trabalho em conjunto com as demais secretarias municipais e de todos profissionais envolvidos na prevenção e atendimento de emergências”, enalteceu, por exemplo, o secretário Lourival.
São Caetano obteve a nota 76,5 de uma escala de 0 a 100.
Outros 66 municípios, com pontuação acima de 70 pontos, também receberam o certificado de resiliência.
O prêmio é concedido, em conclusão, com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do Programa Município Verde Azul.
Também soma pontos a campanha Construindo Cidades Resilientes (ONU – Organização das Nações Unidas).