São Bernardo retoma cirurgias eletivas, anuncia o prefeito Orlando Morando

In Saúde On
- Updated
Dr. Adilson, Orlando, Dr, Geraldo e munícipe conversam durante a visita. Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC

Expectativa é realizar média de 20 procedimentos não urgentes por dia na rede municipal de Saúde;

Ação é possível graças ao avanço das políticas de combate à Covid-19

Em visita ao Hospital de Clínicas (HC), no Alvarenga, o prefeito Orlando Morando anunciou, nesta sexta-feira (22.10), a retomada das cirurgias eletivas (não urgentes) na rede.

Com a medida, possível graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e redução dos casos e internações causadas pela doença na cidade, a expectativa é que sejam realizados entre 600 e 700 procedimentos não urgentes por mês, média de 20 operações por dia.

Papel fundamental

“O Hospital de Clínicas cumpriu papel fundamental durante a pandemia, atendendo os primeiros casos de vítimas do Coronavírus. Com o avanço da vacinação e a consequente queda das internações, conseguimos reorganizar nossos leitos hospitalares, concentrar os casos de Covid-19 no Hospital Anchieta e proporcionar a retomada destes atendimentos eletivos que, embora não sejam urgentes, também são muito importantes para a saúde da nossa população”, explica o prefeito Orlando Morando.

Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho destaca que a realização das cirurgias não foi completamente suspensa durante a pandemia.

Procedimentos oncológicos, cardíacos infantis e de urgência foram feitos normalmente.

“As cirurgias foram realizadas de acordo com a demanda e oferta de leitos durante a pandemia, já que nossa prioridade de atendimento foram os casos graves. A partir de agora, nosso centro cirúrgico volta a operar com 100% da capacidade para que possamos atender o quanto antes todos os que aguardam pelo seu procedimento”, diz o comandante da Saúde.

Conforme o diretor do Hospital de Clínicas, Dr. Adilson Casemiro Pires, os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas estão sendo contatados pelas equipes da Saúde,

São avaliados e triados de acordo com alguns critérios, entre eles, tempo de espera pelo procedimento, gravidade clínica do caso e diagnóstico de maior prevalência no município.

“De forma gradativa e organizada, estamos retomando nossa rotina de atendimentos anterior à pandemia para a população”, ressalta.

Reorganização da rede

Em setembro, com a queda dos casos e internações por Coronavírus na cidade, a Prefeitura de São Bernardo reorganizou a quantidade de leitos exclusivos para a Covid-19.

Com isso, houve, acima de tudo, reforço na rede hospitalar.

A ação só foi possível porque a Administração optou pela abertura de dois hospitais permanentes (Hospital de Urgência e Novo Hospital Anchieta) em vez de unidades de campanha.

A rede municipal de Saúde de São Bernardo conta, atualmente, com 926 leitos (769 de enfermaria e 157 de UTI), incluindo o Complexo Hospitalar e as UPAs.

Deles, 24% estão destinados ao tratamento da Covid-19.

Antes da pandemia, em fevereiro de 2020, a cidade possuía 751 leitos públicos municipais.

Isso significa, em conclusão, que houve aumento de 20% no número de leitos na cidade.

You may also read!

Grand Prix de Vôlei Sênior chega ao ABCD com apoio da Ossel Esportes

Torneio pioneiro na região reúne, acima de tudo, 200 atletas em partidas adaptadas para a terceira idade A Associação Esportiva

Read More...

Assembleias da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP reforçam compromisso com a transparência e governança

Cooperativa reuniu, acima de tudo,mais de 32 mil participantes entre 03 e 25 de fevereiro, destacando a importância da

Read More...

Veja o que abre e o que fecha em Mauá no Feriado de Carnaval

Em razão do feriado de Carnaval, a Prefeitura de Mauá estará fechada durante os pontos facultativos da segunda-feira (03/03)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu