Cidade administrada pelo prefeito Orlando Morando São Bernardo supera marca de 1,5 milhão de vacinas aplicadas
Perto de completar um ano do início da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo superou, nesta segunda-feira (03.01), a marca de 1,5 milhão de vacinas aplicadas.
A marca corresponde a 100% da população adulta vacinada com pelo menos duas doses.
Deste total, 31%, acima de tudo, também já tomaram a dose de reforço.
Entre os jovens com idade de 12 a 17 anos, 92% receberam, além disso, a primeira dose, e 83% estão com esquema vacinal completo.
Até o momento, foram aplicadas 1.506.143 doses de vacinas contra a Covid-19 em São Bernardo, uma média de 125,5 mil doses por mês ou 4.183 doses por dia.
Primeira dose
A primeira dose contra a Covid-19 foi aplicada em 19 de janeiro, na técnica de enfermagem da UPA São Pedro, Alice Santana de Souza.
Aos 60 anos, e foi vacinada em cerimônia no Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida.
A marca de 1 milhão de doses aplicadas foi atingida, da mesma forma, em 13 de setembro, com 8 meses do início da vacinação na cidade.
Para o prefeito Orlando Morando, a marca retrata a organização e o planejamento do município desde o início da campanha de vacinação.
“Os números mostram que estamos trabalhando com eficiência e dedicação na imunização da nossa população. Nosso objetivo, desde sempre, foi o de salvar vidas e isso segue como prioridade”, relatou, em resumo.
As 33 Unidades Básicas de Saúde seguem como ponto de vacinação para a população.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a vacina segue sendo o método mais eficiente no combate à pandemia, aliada às demais práticas sanitárias, especialmente com o surto de Influenza que ocorre no País.
“Embora já tenhamos flexibilizado bastante, a vacina, o uso de máscara e a higiene constante das mãos não podem ser descartados para continuarmos nos protegendo”, reforçou o médico.
Vacinação contínua
Entre os moradores de São Bernardo que se vacinaram nesta segunda-feira (03.01), está Vitor Miazato.
Ele tem 36 anos, e esteve na Unidade Básica de Saúde do Baeta Neves para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“Estou com uma viagem de trabalho internacional agendada e só poderia embarcar com a carteira de vacinação em dia, por isso tomei a decisão de me imunizar”, explicou o engenheiro.
Domingos José Nicolau, de 57 anos, e Fernanda Morais de Paiva, de 46 anos, foram em busca da dose de reforço.
Para ambos, completar o esquema com a 3ª dose representa alívio e segurança no convívio com as demais pessoas.
“Consegui me manter este tempo todo longe do Coronavírus e assim quero permanecer. Tomo quantas doses precisar para estar protegida e conviver em paz com a sociedade”, afirmou, em conclusão, a moradora.