Segunda dose de reforço estará disponível ao público, em primeiro lugar, a partir desta terça-feira (26.07), sem necessidade de agendamento, nas 33 UBSs
A Prefeitura de São Bernardo começa a aplicar, nesta terça-feira (26/7), a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas a partir de 30 anos.
A segunda dose de reforço para este público estará disponível, portanto, por livre demanda.
Ou seja, sem necessidade de agendamento, nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Podem tomar a quarta dose, por exemplo, pessoas que receberam a terceira há pelo menos quatro meses.
Isso mediante apresentação do documento de identificação e do comprovante das doses anteriores.
Segundo o prefeito Orlando Morando, a falta da imunização segue como um fator de risco para o agravamento da doença.
As pessoas devem cumprir seu papel social para acabar com a circulação do vírus.
“Temos doses disponíveis para todos os públicos elegíveis. O cidadão precisa fazer a sua parte e ir até uma UBS se vacinar e proteger a si e as pessoas que estão a sua volta também”, reforçou.
Livre demanda
As 33 UBSs aplicam a vacina contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento.
O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade.
Delas, 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão).
Nesses locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.
Balanço
Até esta segunda-feira (25.07), o município aplicou 2.169.721 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 709.193 doses adicionais (terceira e quarta doses) aos públicos já contemplados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).
Além da quarta dose para o público a partir de 30 anos e todos os profissionais da Saúde, São Bernardo também disponibiliza a quinta dose aos imunossuprimidos graves com mais de 60 anos que tenham tomado a quarta dose há pelo menos quatro meses.
Imunização das crianças
No momento, a Prefeitura de São Bernardo aguarda, acima de tudo, o envio de lote da Coronovac para imunização das crianças de 3 e 4 anos.
Para as crianças a partir de 5 anos, a vacina da Pfizer pediátrica está disponível desde janeiro em todas as UBSs.
Também por livre demanda, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose.
Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho assegura que assim que as vacinas forem entregues serão disponibilizadas para a população.
“Estamos aguardando as doses de Coronavac e tão logo isso aconteça elas serão distribuídas para todas as UBSs para início da vacinação”, afirmou, em conclusão.