Anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando nesta quarta-feira (1º.09); idosos acima de 85 anos receberão a vacina em domicílio
A Prefeitura São Bernardo antecipou novamente o calendário de vacinação contra a Covid-19 com o início da aplicação da terceira dose em idosos de 85 anos ou mais, em domicílio, a partir deste sábado (04.09).
O anúncio foi feito, em primeiro lugar, pelo prefeito Orlando Morando nesta quarta-feira (1º.09).
De acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI), o início da aplicação do reforço seria apenas na segunda-feira (06.09) para pessoas acima dos 90 anos.
De acordo com Morando, a vacinação ocorrerá nos mesmos moldes do início da campanha, quando as famílias de idosos acima de 85 anos foram contatadas pelas equipes de Saúde para agendamento das visitas e aplicação da vacina em domicílio.
“A terceira dose será aplicada para todos nesta faixa etária, que estejam com ciclo vacinal completo há pelo menos seis meses”, reforçou.
Doses heterogêneas
A terceira dose será ofertada a estes grupos de forma heterogênea, conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.
“Utilizaremos os imunizantes da Pfizer e Astrazeneca. Nesta faixa etária, a maioria foi vacinado com a Coronavac. Para a terceira aplicação não há necessidade de usar a vacina do mesmo fabricante das demais, por isso as pessoas podem ficar tranquilizadas, isso está previsto e certificado pela Anvisa”, detalhou.
Demais grupos
No momento, estão sendo vacinados os adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades, bem como os remanescentes dos demais grupos já contemplados pelo PEI.
Para os grupos abaixo de 85 anos, o cadastro e agendamento para o recebimento das doses são obrigatórios e estão disponíveis no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) e no app SBC na Palma da Mão.
Também é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado.
Eficiência na vacinação
São Bernardo segue a quarta cidade que mais vacinou contra a Covid-19 no Estado de São Paulo, atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas.
Até o momento, em conclusão, foram aplicadas 923.365 doses, sendo 595.992 referentes à primeira dose, 306.379 à segunda e 20.994 doses únicas.
Prefeito Orlando Morando explica vacinação em vídeo. Assista: