Ação visa a garantir manutenção melhor visibilidade aos motoristas; expectativa é limpar 400 placas por dia
A Prefeitura de São Bernardo lançou nesta semana o Programa Placa Limpa.
A iniciativa tem como objetivo principa a manutenção e a limpeza da sinalização viária do município, garantindo, assim, mais segurança aos motoristas.
Coordenada pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, com apoio de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, a ação deverá realizar a limpeza diária de cerca de 400 placas.
A iniciativa busca facilitar a identificação dos dispositivos por motoristas e pedestres, contribuindo para o aumento da segurança nas vias.
Ela será feita, acima de tudo, com apoio de dois caminhões próprios da Prefeitura.
Cada veículo contará, portanto, com equipe de quatro funcionários, todos munidos de equipamentos de proteção e aparatos necessários para limpeza das placas.
Necessidades
“Com a adoção deste programa, nossas equipes estarão diariamente nas ruas promovendo a inspeção e a limpeza das placas, o que também nos ajudará a identificar eventuais necessidades de poda de árvores que estejam interferindo na visibilidade e outros danos estruturais na sinalização”, destacou, por exemplo, o prefeito Orlando Morando.
A sinalização viária em via pública é obrigação de todos os órgãos de trânsito municipais;
Afinal há é preciso garantir a perfeita comunicação entre todos os usuários envolvidos no sistema de trânsito, sejam condutores de veículos, passageiros, ciclistas, pedestres e outros.
Na avaliação do diretor de Trânsito de São Bernardo, Ivan Vianna, o programa vem de encontro com este papel da Prefeitura. “A conservação desse sistema de comunicação exige que tenhamos as boas práticas de gestão em diversas situações, como nesse caso a limpeza da sinalização vertical em nossa malha viária, que tem um importante papel nesse sistema”.
Nos últimos dias, as equipes da Secretaria de Transporte e Vias Públicas percorreram as principais vias do bairro Nova Petrópolis.
Nesta semana, seguirão cronograma pré-estabelecido pelo Departamento de Engenharia de Tráfego, contemplando, em conclusão, placas de sinalização viária.