São Bernardo implanta serviço inédito de telemedicina na Atenção Básica

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Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Atendimento remoto em especialidades é colocado à disposição na UBS Parque São Bernardo, por meio de projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC

A Prefeitura de São Bernardo implantou, nesta semana, em primeiro lugar, o serviço de telemedicina na rede de Atenção Básica.

Inédito na região, o atendimento remoto acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Bernardo, por meio de um projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC.

A iniciativa vai dar, acima de tudo, celeridade às consultas eletivas em especialidades, com auxílio da tecnologia.

Multiplicar oferta

“As consultas de especialidades são ofertadas nas Policlínicas Centro e Alvarenga e, mesmo com a agenda totalmente preenchida, estamos com dificuldade de atender toda a demanda. Trazer este atendimento para a Atenção Básica vai multiplicar a oferta e contribuir para acelerar o atendimento de quem está esperando”, declarou, por exemplo, o chefe do Executivo.

O projeto terá, por exemplo, duração de 90 dias.

No novo formato, cerca de 600 pacientes serão atendidos nas especialidades de dermatologia, endocrinologia, cardiologia, gastrenterologia e reumatologia.

Embora médico e paciente não estejam fisicamente no mesmo local, a consulta acontece como se estivessem, segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

“Ao chegar no consultório da UBS, o paciente tem os sinais vitais checados e os dados ficam disponíveis no sistema, no prontuário a ser acessado pelo médico responsável pela consulta”, explicou, em resumo, o secretário.

Aprovação

Leandra da Conceição foi atendida na especialidade de dermatologia e aprovou a iniciativa.

“No início fiquei um pouco tímida, mas depois me acostumei. A enfermeira da sala me auxiliou bastante na consulta, o que me deixou mais segura também”, contou a paciente.

Diferencial

São Bernardo é a primeira cidade a ofertar este tipo de serviço em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no ABCD.

O formato agrega tecnologia e rapidez no atendimento de especialidades e na detecção precoce de doenças.

Por ser uma parceria com a Fundação ABC, o equipamento de teleatendimento foi colocado à disposição pela OSS.

Portanto, não houve nenhum investimento municipal neste projeto.

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