Atendimento remoto em especialidades é colocado à disposição na UBS Parque São Bernardo, por meio de projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC
A Prefeitura de São Bernardo implantou, nesta semana, em primeiro lugar, o serviço de telemedicina na rede de Atenção Básica.
Inédito na região, o atendimento remoto acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Bernardo, por meio de um projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC.
A iniciativa vai dar, acima de tudo, celeridade às consultas eletivas em especialidades, com auxílio da tecnologia.
Multiplicar oferta
“As consultas de especialidades são ofertadas nas Policlínicas Centro e Alvarenga e, mesmo com a agenda totalmente preenchida, estamos com dificuldade de atender toda a demanda. Trazer este atendimento para a Atenção Básica vai multiplicar a oferta e contribuir para acelerar o atendimento de quem está esperando”, declarou, por exemplo, o chefe do Executivo.
O projeto terá, por exemplo, duração de 90 dias.
No novo formato, cerca de 600 pacientes serão atendidos nas especialidades de dermatologia, endocrinologia, cardiologia, gastrenterologia e reumatologia.
Embora médico e paciente não estejam fisicamente no mesmo local, a consulta acontece como se estivessem, segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.
“Ao chegar no consultório da UBS, o paciente tem os sinais vitais checados e os dados ficam disponíveis no sistema, no prontuário a ser acessado pelo médico responsável pela consulta”, explicou, em resumo, o secretário.
Aprovação
Leandra da Conceição foi atendida na especialidade de dermatologia e aprovou a iniciativa.
“No início fiquei um pouco tímida, mas depois me acostumei. A enfermeira da sala me auxiliou bastante na consulta, o que me deixou mais segura também”, contou a paciente.
Diferencial
São Bernardo é a primeira cidade a ofertar este tipo de serviço em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no ABCD.
O formato agrega tecnologia e rapidez no atendimento de especialidades e na detecção precoce de doenças.
Por ser uma parceria com a Fundação ABC, o equipamento de teleatendimento foi colocado à disposição pela OSS.
Portanto, não houve nenhum investimento municipal neste projeto.