Projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara, presta reconhecimento, acima de tudo, ao funcionário de carreira, que deixou legado no turismo e na memória cultural do município
Um legado que fica, em primeiro lugar, para o turismo e para a história de São Bernardo.
Projeto de lei de autoria do Executivo, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, na sessão desta quarta-feira (22.10), denomina Gabinete Prefeito Mirim Cidade da Criança – Fernando Bonísio.
O espaço está no parque para o exercício, em suma, do programa educacional Prefeito Mirim.
A iniciativa segue agora, portanto, para sanção do prefeito, Marcelo Lima, e deve ser publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (24.10).
A medida presta homenagem ao servidor de carreira Fernando Bonísio, que faleceu em 12 de outubro de 2025 e foi, por exemplo, um dos grandes responsáveis pela valorização do turismo e do patrimônio histórico e cultural de São Bernardo.
Formado em Turismo e especialista em projetos turísticos, Bonísio construiu, da mesma forma, sua trajetória com dedicação ao serviço público e à promoção da identidade do município.
Entre suas realizações, esteve à frente do processo que garantiu a São Bernardo o título de MIT (Município de Interesse Turístico), em 2019.
Além disso, foi o idealizador do Turismo Industrial, e coordenou a retomada do tradicional Programa Prefeito Mirim na Cidade da Criança.
Traballho relevante
Ao encaminhar o projeto de lei ao Legislativo, o prefeito, Marcelo Lima, destacou a relevância do trabalho de Bonísio para o fortalecimento das políticas públicas de turismo no município.
“Fernando foi mais que um servidor, foi um exemplo de compromisso com a cidade. Ele dedicou sua vida a valorizar nossa história, nossos símbolos e nossa identidade. Dar seu nome ao Gabinete do Prefeito Mirim significa eternizar seu trabalho com as novas gerações, na iniciativa que ele ajudou a recuperar com tanto carinho: o Prefeito Mirim”, afirmou.
O Gabinete Prefeito Mirim fica na Cidade da Criança.
Foi inaugurado recentemente, durante a posse do atual Prefeito Mirim, Arthur Farias, em 12 de outubro.
O espaço será dedicado ao desenvolvimento de atividades educativas voltadas à cidadania, liderança social e participação infantil nas políticas públicas.
Programa vem de 1960
Criado na década de 1960, o Programa Prefeito Mirim faz parte, portanto. do patrimônio histórico e afetivo da Cidade da Criança.
Após 20 anos de interrupção, foi retomado em 2019 e paralisado novamente.
Agora, reintegrado ao Plano Diretor de Turismo Municipal com objetivo de formar crianças protagonistas e promover experiências cívicas e educativas, o programa está, por exemplo, de volta, visando a proporcionar ao prefeito uma experiência de gestão pública, conhecimento do município e valorização da cultura de São Bernardo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, também expressou emoção com a homenagem.
“Fernando transformou ideias em projetos que mudaram a forma como São Bernardo se enxerga e é vista pelo Brasil. Ele acreditava no potencial educativo do turismo e tinha orgulho do Prefeito Mirim. Ver o gabinete receber seu nome é um gesto justo e simbólico: será um espaço de inspiração, criatividade e futuro, do jeito que ele defendia”, declarou.
A edição deste ano reuniu 49 participantes de escolas públicas e privadas do município.
O novo Prefeito Mirim, Arthur Farias, morador do Rudge Ramos, foi eleito com mais de 3.900 votos.
Seu mandato vai até 11 de outubro de 2027.
Ele utilizará o gabinete que agora receberá o nome de Fernando Bonísio para desenvolver projetos e dialogar com a administração municipal.
Referência no Turismo
Fernando Bonísio era, em primeiro lugar, bacharel em Turismo pela Universidade do Grande ABC (UniABC) e especialista em Projetos Turísticos pela Universidade Gama Filho.
Ingressou na Prefeitura por concurso público e assumiu, além disso, diversas funções estratégicas.
Sempre com atuação reconhecida pela competência, sensibilidade e defesa do interesse público.
Foi um dos idealizadores e coordenadores do Programa Turismo Industrial.
Uma iniciativa pioneira que projetou São Bernardo como referência nacional no setor, aproximando empresas e visitantes e impulsionando a economia local.
Por sua liderança técnica e visão estratégica, foi peça fundamental no processo que garantiu à cidade o título de Município de Interesse Turístico (MIT), obtido em 2019 junto ao Governo do Estado.
Com senso de preservação histórica, Bonísio também presidiu o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC).
Também atuou como gestor administrativo do Conselho Municipal de Turismo.
Nos últimos anos, coordenou, em conclusão, a retomada de eventos tradicionais, como os Festivais do Cambuci e da Primavera.
Valorizando, acima de tudo, as raízes culturais da cidade.
