Iniciativa amplia atendimento referenciado exclusivo aos pacientes idosos, por meio de equipe multiprofissional especializada em geriatria
Visando ampliar as políticas de prevenção de doenças junto ao público da terceira idade, a Prefeitura de São Bernardo expande, a partir desta terça-feira (20.12), o Programa Cuidadoso – Centro de Cuidados de Saúde para o Idoso – para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Marchi, na Rua Nestor Moreira, 480.
A iniciativa promove o atendimento referenciado exclusivo aos pacientes idosos, por meio de equipe multiprofissional especializada em geriatria.
Os idosos encaminhados ao programa serão acompanhados por médico, enfermeiro, profissionais de saúde bucal, fisioterapia, fonoaudiologia e fisioterapia, psicólogo e assistente social.
A ação pioneira foi iniciada em 2018, pela UBS Rudge Ramos (Rua Ângela Tomé, 246), bairro com grande concentração de pessoas acima de 60 anos de idade.
Segundo o prefeito Orlando Morando, a aceitação e adesão ao programa e a longevidade da população foram fatores decisivos para a instalação em uma nova unidade.
“Nosso objetivo com o Cuidadoso é cuidar da saúde dos idosos cada vez mais de perto. Além dos cuidados médicos, o programa oferta atividades físicas e lúdicas voltadas para essa faixa etária, que promovem um envelhecimento saudável e ativo”, reforçou, em resumo, Morando.
Serviço referenciado
O atendimento do Programa Cuidado é um serviço referenciado (agendado) por toda a rede de saúde, mediante indicação médica.
“Quando o médico generalista, que é quem faz o primeiro atendimento deste idoso, identifica a necessidade deste paciente ter um acompanhamento com o geriatra ou necessidade de fisioterapia, por exemplo, ele é encaminhado para o Cuidadoso e passa a receber os cuidados específicos”, explicou, em resumo, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.
Atendimento domiciliar
Além do atendimento na UBS, a equipe do programa Cuidadoso possui profissionais que realizam o atendimento domiciliar, com visitas periódicas, principalmente dos pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, e estende o serviço aos familiares com apoio e orientação da assistência correta a estes pacientes.