Prefeito Orlando Morando apresentou medidas de incentivo à comitiva da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha
São Bernardo é, em primeiro lugar, modelo na geração de oportunidades de negócio.
Em evento nesta terça-feira (15.03), da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, na Capital, o prefeito Orlando Morando apresentou ações adotadas no município como atrativos a investimento da iniciativa privada.
A entidade organizou o encontro, em auditório da sede do Centro Paula Souza.
O principal objetivo foi fomentar e facilitar as relações comerciais entre municípios brasileiros e a Catalunha, um dos motores econômicos da Espanha.
A entidade, portanto. convidou São Bernardo para participar do evento no âmbito das Smart Cities, relativo a cidades inteligentes.
Pujança da cidade
No painel específico, a palestra versou sobre a pujança econômica do município, considerado em 2021 o melhor do País para se fazer negócios na indústria.
Os dados são, acima de tudo, de levantamento da consultoria Urban Systems.
Desde 2017, São Bernardo oferece incentivos fiscais e tomou medidas para desburocratização como formas de atrair investimentos, emprego e renda.
As ações têm revertido em resultados significativos, a exemplo da abertura de 20.341 empresas em 2021 e Caged positivo de 13.017 postos entre janeiro e dezembro do ano passado.
Investimento de R$ 9 bilhões
“Estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas) aponta que, entre 2021 e 2022, São Bernardo está recebendo investimento de R$ 9 bilhões, via recursos privados e públicos. Há ainda capilaridade forte no setor automobilístico, mas a chegada do Rodoanel abriu caminho para um eixo logístico: 1 milhão de metros quadrados em galpões sendo construídos na área. Temos incentivo fiscal, com IPTU congelado desde 2017 e tarifa baixa de ISS. Estagnamos a saída de empresas. Quem quer investir não pode perder tempo. Capital parado tem custo altíssimo”, sustentou, por exemplo, o prefeito Orlando Morando.
“Isso tudo nos traz boa perspectiva do crescimento econômico da cidade”, disse, da mesma forma.
Uma delegação de empresas associadas à Câmara de Comércio compareceu ao encontro em missão comercial, com o intuito justamente de fortalecer laços e aprofundar conhecimento sobre as oportunidades de negócio e características de cada região.
O foco se deu na aproximação bilateral entre os agentes envolvidos junto a empreendedores.
Na lista, representantes das cidades de Guarulhos, Ribeirão Preto, Atibaia e Suzano também estiveram presentes para exposição dos números locais.
O diretor-executivo da Câmara de Comércio, Francisco Arbós, salientou a satisfação com resultado do evento e adiantou que pretende, em uma próxima edição, selecionar cidades para visitas in loco.
“Para nós, é um grande privilégio ter organizado esse evento visando fomentar a relação econômica e empresarial entre o Brasil e a Catalunha. Temos grande consideração pelas economias locais. Todos os anos recebemos delegação de prefeitos em Barcelona para congresso de Smart Cities e esperamos estreitar esses laços. Quando fazemos essas missões, as empresas sempre demonstram interesse em conhecer as cidades e oportunidades de negócio”, disse, em conclusão.
Acordo
A diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, assinou um acordo com o presidente da Câmara de Comércio, Javier Mirallas, que prevê a organização de atividades de intercâmbio de estudantes e professores, eventos científicos e culturais, bem como projetos de pesquisa e extensão.
A cerimônia ocorreu, em conclusão, durante a abertura do workshop que reuniu prefeitos e diretores de empresas da região espanhola.