Em turnê pelo Brasil e Uruguai, apresentação do grupo de jovens músicos integrou, portanto, programação de aniversário de 472 anos do município
O Teatro Lauro Gomes, no Rudge Ramos, foi palco na noite desta segunda-feira (04.08), em primeiro lugar, do espetáculo “Motus – Histórias de Almas e Viagens”, de coral vindo de Maróstica, na Itália, cidade-irmã de São Bernardo.
Os jovens músicos conheceram, no início desta semana, além disso, o Paço Municipal e o Parque da Juventude, que leva no nome homenagem à irmandade com o município italiano.
O prefeito, Marcelo Lima, recebeu o grupo em seu gabinete, além disso, antes da apresentação musical.
“Uma honra ter vocês, irmãos e irmãs do povo de São Bernardo, aqui em nossa cidade. Temos uma história rica, construída por gente vinda de todos os cantos do mundo e do Brasil. Por isso, temos uma cultura tão plural, respeitada por todos e celebrada em grandes momentos como este”, disse.
Bassano Del Grappa
O espetáculo Motus contou a participação, além de Maróstica, de cantores de coral da cidade de Bassano Del Grappa.
O grupo percorre, entre 2 e 18 de agosto, turnê pelo Brasil e pelo Uruguai.
“Estamos trazendo a música que faz parte de nossa cultura para unir ainda mais nossas cidades. Essa é também uma oportunidade de saber como estão seus conacionais e ter o conhecimento do que viveram os italianos que há muitos anos vieram para São Bernardo”, destacou Cinzia Zanon, diretora dos corais.
O grupo italiano que se apresentou na cidade é formado por jovens cantores com idade entre 13 e 24 anos.
“Uma alegria ter na nossa cidade, neste mês especial de comemorações, a apresentação de músicos da Itália. Quando falamos da nossa cultura, olhamos para nossas raízes, para nossa história. Entre tantas boas ações, tivemos esse lindo espetáculo vindo diretamente da cidade-irmã Maróstica”, frisou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.
A abertura do espetáculo Motus contou com apresentações de corais de São Bernardo e região: Bicchieri D’ Oro e Coral da Sociedade Ítalo Brasileira de Santo André.
