Prefeito Orlando Morando assinou decreto que dá fé pública à classe em processos administrativos na esfera do poder municipal
O prefeito Orlando Morando assinou nesta terça-feira (05;07) decreto que permite que advogados reconheçam autenticidade de documentos em processos na esfera administrativa de São Bernardo do Campo.
A cidade é, acima de tudo, a primeira do ABCD a oficializar a medida.
Demanda da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsecção de São Bernardo, a autorização se dá por meio do decreto de número 22.030/2022.
A ação ocorreu, portanto, em evento na própria Casa do Advogado de São Bernardo.
Nova direção da OAB
A medida foi solicitada no começo deste ano depois que a nova composição da OAB, presidida Luiz Ricardo Bertanha, assumiu a direção da categoria,
Coincidiu com o período em que a categoria em São Paulo obteve êxito em pedido semelhante ao prefeito da Capital, Ricardo Nunes.
Por decreto, em vigor desde abril, ele permitiu que advogados reconheçam autenticidade de documentos apresentados em cópia, no âmbito do poder público municipal.
Desburocratização
“O decreto nada mais é do que aquilo que deveria já ser realidade. Essa ação visa a desburocratização de processos, conceito que temos como norte na gestão. Sou amplo defensor desta tese. A OAB é um ambiente para frente, não fazia sentido ser diferente. A Prefeitura não precisa ser avalizadora de todos os processos. Hoje damos um passo, dentro dos limites do município, para facilitar a vida dos advogados e também da sociedade. Será publicado imediatamente no Diário Oficial”, afirmou, em resumo, o prefeito Orlando Morando.
A partir da rubrica, advogados passam a ter fé pública perante a Prefeitura.
A defesa da tese é que a ação libera o exercício da advocacia de maneira mais ampla, dando fé pública às assinaturas dos profissionais da área.
Com essa regulamentação, advogados estão autorizados a autenticar documentos, assim como cartórios.
“Fizemos o pleito e tivemos um retorno positivo do prefeito na mesma hora. Grande momento da classe. É um ganho enorme para a advocacia de São Bernardo”, alegou, da mesma forma, Bertanha.
O decreto de São Bernardo altera, portanto, o diploma legal anterior que trata da norma, sob número 18.280/2012.
O texto sustenta, além disso, que a autenticidade do documento apresentado em cópia poderá ser declarada, quando exigível, pelo próprio advogado devidamente constituído pela parte interessada, inclusive nos processos administrativos disciplinares.
SOLENIDADE
A assinatura de decreto por parte do prefeito ocorreu em meio à solenidade de entrega de novas carteiras da OAB.
Foram entregues, por exemplo, 63 documentos aos ingressantes na advocacia de São Bernardo.
Toda a diretoria da OAB São Bernardo compareceu ao evento para prestigiar a sessão.
Além de Bertanha, marcaram presença, em conclusão, Andrea de Castro Alves (vice-presidente), Elaine Brandão Rodrigues (secretária-geral), Adriana da Silva Preti (secretária-geral adjunta) e Thiago Trindade Menegaldo (tesoureiro).