Ranking é da consultoria Urban Systems e aponta as melhores cidades do País para se fazer negócios em educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário e agropecuária
Reportagem da jornalista Carla Aranha, da revista Exame, revela, em primeiro lugar, alguns fatores levaram ao destaque nacional da cidade do prefeito Orlando Morando (PSDB).
Detentpra do 14º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil entre as cidades brasileiras, São Bernardo bateu, acima de tudo, recordes de exportação no primeiro semestre.
Foram, por exemplo, mais de 410 milhões de dólares vendidos em tratores.
Além disso, outros 330 milhões de dólares em chassis, 300 milhões de dólares em veículos para transportes e 180 milhões de dólares em veículos de passageiros.
Somados todos esses resultados, São Bernardo conquistou o titulo de a cidade que mais se destacou para negócios na indústria.
O ranking é o das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela consultoria Urban Systems.
Na segunda posição está Cubatão, também em São Paulo, e em seguida vem Igarassu, em Pernambuco.
Outro dado revela que os embarques de produtos industrializados já registram aumento de 40% em relação ao primeiro semestre de 2020.
Os exclentes resultados na indústria, que deram a São Bernardo o título de campeã da categoria, têm protegido a cidade contra o desemprego.
De janeiro a agosto de 2021, foram criados 10.887 postos de trabalho.
Alternativas criativas
Berço da indústria automotiva, desde que JK inaugurou a Volks, e depois com a Ford, Mercedes, Scania, a cidade tem, na Admninistração Morando, alternativas criativas.
Com o setor automotivo fortemente impactado pela pandemia, São Bernardo investe em outras vocações, como a fabricação de alimentos, móveis e materiais elétricos.
O ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é elaborado anualmente pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para EXAME.
São seis segmentos econômicos: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário e agropecuária.
A relação das melhores cidades em negócios para a indústria resulta da análise de 10 indicadores.
Entre eles, a distância dos municípios de portos exportadores e o saldo de empregos industriais nos municípios com mais de 100 mil habitantes.
Em 2021, a consultoria avaliou, da mesma forma, o ritmo de vacinação e taxa de letalidade da covid-19 em cada município, em 15 de outubro, para a comparação.