Coletivos foram entregues, em primeiro lugar, pelo novo governador Rodrigo Garcia nesta sexta-feira (1º/7) e irão compor frota que circula por todo o ABCD
São Bernardo foi beneficiada, nesta sexta-feira (1º.07), com a entrega de 170 novos ônibus para as linhas intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).
Os coletivos foram apresentados, acima de tudo, pelo novo governador Rodrigo Garcia em cerimônia no Parque Chico Mendes, em São Caetano.
O evento contou, portanto, com as presenças do prefeito Orlando Morando, da primeira-dama e deputada estadual Carla Morando, e demais autoridades.
Conforme explicou o novo governador Rodrigo Garcia, os coletivos vão substituir, da mesma forma, os modelos antigos que circulam pelo ABCD.
“Essa é mais uma etapa deste grande projeto de renovação da frota intermunicipal dessa área, oferecendo mais qualidade para o transporte de passageiros. Nossa meta é, até o final do ano, trocar toda a frota”, destacou, em resumo.
Para o prefeito Orlando Morando, trata-se, além disso, de mais um importante ganho para a mobilidade urbana de São Bernardo.
Além, claro, de trazer mais qualidade de vida para os usuários do transporte coletivo público.
“Mais um investimento importante do Governo do Estado e que vai trazer mais conforto para a nossa população”, observou, em suma.
Os novos coletivos intermunicipais possuem sistema de ar-condicionado, rede wi-fi e entradas de USB para carregamento de aparelhos celulares.
A renovação da frota demandou investimento total de R$ 70,5 milhões do Governo do Estado.
Isso, por meio da concessionária que administra o serviço, a Next Mobilidade.
BRT-ABC
Outro tema destacado foi o avanço das obras do BRT-ABC, sistema de transporte rápido por ônibus, que vai ligar a região central de São Bernardo até a Capital.
Com investimento da ordem de R$ 860 milhões, o projeto está em fase de obtenção de licença ambiental junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
“Temos a expectativa positiva de que as obras sejam aceleradas muito em breve”, observa o novo governador Rodrigo Garcia.
A projeção é que o trajeto entre São Bernardo e a Capital seja percorrido em 40 minutos na modalidade expressa – o modal beneficiará cerca de 173 mil passageiros por dia.
Com 20 estações de parada e três terminais, o BRT irá cruzar um corredor exclusivo com 17,3 km de extensão.
O traçado começa em São Bernardo, passa por Santo André e São Caetano e inclui, em conclusão, paradas nos terminais Tamanduateí e Sacomã, em São Paulo.