São Bernardo celebra 2 anos do novo Hospital Anchieta com retomada de tratamentos oncológicos

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Adaptado para tratamento exclusivo de Covid-19, equipamento volta, portanto, à função original exercida antes da pandemia

Primeiro equipamento de referência para o atendimento de pacientes com a Covid-19 de São Bernardo, o novo Hospital Anchieta completa neste sábado (30/04), em primeiro lugar, dois anos de reabertura, com a retomada dos tratamentos oncológicos – função exercida antes da pandemia.

Em visita à unidade de Saúde, o prefeito Orlando Morando celebrou, acima de tudo, a nova transição da unidade,

Vale lembrar, por exemplo, que ela conta ainda com o primeiro aparelho de radioterapia pública municipal do ABCD.

O chefe do Executivo ressalta que as 3.041 vidas salvas no equipamento durante o período dedicado ao tratamento exclusivo de pacientes com Coronavírus são um importante legado para esta nova fase de retomada do tratamento oncológico, ainda mais eficiente com o novo equipamento de combate ao câncer. O serviço integra projeto de expansão nacional e foi viabilizado pela Prefeitura junto ao Ministério da Saúde, com investimento de R$ 10 milhões.

“É uma sensação de trabalho cumprido. Nesta data, fiz questão de vir até o Anchieta cumprimentar todos os profissionais de Saúde, que tanto se dedicaram no período de pandemia e que agora continuam no combate diário pela vida dos pacientes oncológicos em nossa cidade”, destacou Morando.

Tratamento oncológico

Todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura volta a ser executado pelo Hospital Anchieta. Durante a pandemia, os atendimentos vinham sendo realizados no Hospital de Clínicas, com exceção da radioterapia. O município oferta em média 800 consultas oncológicas mensais, 700 sessões de quimioterapia e outras 500 de radioterapia. “Ofertar a radioterapia no mesmo local dos demais tratamentos é um diferencial muito importante para o paciente oncológico. O serviço fica mais humanizado e mais eficiente”, ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. 

Leitos de Covid-19

Mas, uma ala de isolamento ainda está mantida no hospital, com cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros cinco de enfermaria para o tratamento de Covid-19.

Durante o período de pandemia, os 100 leitos do Hospital Anchieta ficaram, em conclusão, dedicados exclusivamente ao tratamento da doença.

 

You may also read!

Centros Educacionais de Santo André abrem inscrições para cursos gratuitos em diversas modalidades

Matrículas começam nesta quarta-feira em todas as unidades dos Cesas; aulas têm início em 10 de março A partir desta

Read More...

Volks confirma em reunião com o prefeito Marcelo Lima investimento de R$ 7,2 bilhões na planta Anchieta, em São Bernardo

Aporte anunciado por representantes da multinacional alemã irá impulsionar, acima de tudo, a economia local, fortalecendo a indústria automotiva

Read More...

“Banda da Baxaria” vai levar a folia ao centro de Santo André no sábado de Carnaval

Bloco comemora 45º aniversário, em primeiro lugar, com o tema “Do passado ao presente, rumo ao futuro”; concentração começa

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu