São Bernardo antecipa para esta sexta-feira aplicação da 4ª dose em idosos de 80 anos ou mais

In ABCD On
- Updated
Foto: Comunicação/PMSBC

Pessoas acima de 90 anos serão vacinadas em domicílio; público entre 80 e 89 anos será atendido nas 33 UBSs por demanda livre

A Prefeitura de São Bernardo antecipou para esta sexta (18/03) o início da aplicação da quarta dose em idosos de 80 anos ou mais que tenham tomado a terceira dose há pelo menos 4 meses, conforme prevê o Plano Estadual de Imunização (PEI). Pessoas de 90 anos ou mais serão vacinadas em domicílio e o público entre 80 e 89 anos poderá se dirigir a uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para imunização por demanda livre, conforme o horário de atendimento de cada unidade. É preciso apresentar documento de identificação e o comprovante das doses anteriores.

O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com encerramento da vacinação às 18h.

De acordo com o prefeito Orlando Morando a estratégia de antecipar a vacinação dos públicos tem funcionado desde o início da campanha contra a Covid-19. “Essa população já completou o intervalo de 4 meses exigido entre as doses e temos vacina em estoque, portanto, as equipes já estão trabalhando para antecipar a imunização deste grupo mais vulnerável contra a doença”, relatou. 

Cerca de 2 mil idosos com 90 anos ou mais estão aptos no município para receber a quarta dose. Qualquer imunizante já aprovado pela Anvisa (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen) poderá ser usado nesta fase da campanha.

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, explica que as doses adicionais são responsáveis pela reativação da resposta imunológica do organismo. “Quando aplicamos o imunizante estamos despertando nosso corpo e o mantendo em alerta no combate daquela doença. Como a vacina ainda não impede a contaminação, ativar o mecanismo de defesa é fundamental para evitar os casos graves e as internações”. 

VACINAÇÃO POR LIVRE DEMANDA – São Bernardo oferta a imunização contra a Covid-19 por livre demanda nas 33 UBSs, para todos os grupos contemplados pelo PEI e que estejam no prazo de receber a dose. Basta ir até uma das unidades portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.

COBERTURA VACINAL – Até esta quinta-feira (17/03), São Bernardo contabiliza 1.826.752 doses aplicadas contra a Covid-19, o que confere uma cobertura vacinal de 100% da população adulta com pelo menos uma dose, 96% com a segunda dose e 69% com a dose de reforço. Entre as crianças, de 5 a 11 anos, 59.425 já receberam a primeira dose e 21.153 as duas doses, o que representa 84% e 30% deste público-alvo. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 97% para primeira dose ou dose única e de 89% para a segunda dose.

Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

You may also read!

Leo Batista internado após descobrir câncer de pâncreas: entenda a doença

O jornalista, de 92 anos, está na UTI após apresentar desidratação e dor abdominal Leo Batista (92), jornalista, apresentador, locutor

Read More...

Pelle Capelli recebe exposição de artista plástica andreense Agatha de Faveri

20 obras "Visões que Permeiam" ficam disponíveis para o público, portanto, até 28 de fevereiro Neste 22 de janeiro, às

Read More...

Prefeitura da Capital apreende mais 11 motos em operação contra o mototáxis clandestinos na manhã desta sexta-feira

Desde o início das operações já foram apreendidas, em suma, 32 motocicletas por transporte irregular de passageiros em todas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu