Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

In ABCD On

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal

Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024.

O trabalho concorreu com outras 66 candidaturas de 11 países e 55 cidades e, entre as três premiadas, Santo André se destaca conjuntamente a projetos da Cidade do México (México) e Odivelas (Portugal).

O Água, Câmera e Ação foi promovido entre 2020 e 2022 com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) e contou com apoio e parcerias em diversas frentes, entre as quais a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto Cultural Social Brasil e a Secretaria Municipal de Educação, que foi a ponte entre o município e a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), responsável pelo prêmio.

A premiação existe desde 2016 para fomentar e reconhecer projetos inovadores, que tenham viés democrático, participativo, de respeito ao próximo e compromisso pelo bem comum. A gerente de educação ambiental do Semasa e responsável pela condução do trabalho, Elaine Cristina da Silva Colin, conta que ao término das ações já havia ficado emocionada em vivenciar toda aquela trajetória e como os resultados tinham sido significativos.

“Ficamos ainda mais felizes em saber que fomos premiados pelo projeto especial que realizamos e que envolveu 325 jovens andreenses e mais de 1000 pessoas na exibição e debates dos curtas metragens produzidos pelos participantes do Água, Câmera e Ação. O protagonismo deles, dentro de suas comunidades, a possibilidade de replicabilidade da experiência, as dimensões da territorialidade e a transversalidade são fatores que contaram muito para atendermos aos critérios do prêmio. É um orgulho para toda a equipe que esteve envolvida no projeto”, comenta.

No Água, Câmera e Ação os jovens participaram de três módulos formativos que envolviam conhecimentos e práticas sobre meio ambiente, recursos hídricos, audiovisual e empreendedorismo digital. No total, foram 48 curtas-metragens produzidos e 12 making-ofs. O Semasa também promoveu diversos cinedebates, com apresentação das produções e bate-papo sobre as temáticas de sustentabilidade e recursos hídricos. O encontro final do projeto ocorreu em formato de seminário, que contou com a presença de 150 pessoas.

Ainda neste ano, a iniciativa vai ganhar um livro, que relata toda a experiência e o passo a passo das atividades. O material está em desenvolvimento pelo Semasa e tem previsão de lançamento em março. Já em maio, acontece o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em Curitiba (Paraná), e a equipe de educação ambiental da autarquia também fará a exposição oral do trabalho.

Todo o histórico do projeto, além dos módulos trabalhados estão disponíveis no site www.semasa.sp.gov.br/aca e a playlist com os vídeos produzidos está no YouTube da autarquia, no link http://bit.ly/youtubesemasa.

*AICE* – A Associação Internacional de Cidades Educadoras é uma organização sem fins lucrativos, constituída como uma estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras, que é o roteiro utilizado pelos municípios que integram o grupo.

A sede em Barcelona é responsável pelo suporte e monitoramento das cidades educadoras, faz a adesão de novos municípios, divulga experiências, além de apoiar e acompanhar a cidade que sedia o Congresso Internacional de Cidades Educadoras.

Santo André é cidade-membro da AICE desde 2006, conforme Lei Nº 8.870/2006, sob responsabilidade da Secretaria de Educação.

Mais informações sobre a Associação Internacional de Cidades Educadoras estão disponíveis no site https://www.edcities.org/pt/

Fotos: Divulgação/Semasa

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu