Santo André terá programação especial em outubro

In ABCD On
Presidente da Câmara, Carlos Ferreira, prefeito Paulo Serra, vive Luiz e Zacarias e Ana Claudia de Fabris.

Mês contará, acima de tudo, com ações para públicos de todas as idades com agendas de Cultura, Lazer, Saúde, Habitação e muito mais

O mês de outubro será, em primeiro lugar, repleto de atrações nas mais diversas áreas e para todas as idades em Santo André.

A prefeitura andreense lançou nesta sexta-feira (29.09) a programação do Outubro Especial, com atividades de Cultura, Lazer, Saúde, Habitação e outras secretarias.

A relação completa está, portanto, no site Santo André em Movimento, disponível no link web.santoandre.sp.gov.br/portal/agenda.

“Teremos um mês de outubro muito especial, com várias atividades, atrações, entregas de obras e programas. São eventos gratuitos e a grande maioria com entrada solidária, visando ajudar quem mais precisa”, afirmou, por exemplo, o prefeito Paulo Serra.

Mês das Crianças Solidário

Já que outubro é o mês das crianças, não poderia faltar ações e atividades para os pequenos.

Será no Mês das Crianças Solidário Santo André 2023, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade.

Em oito datas estarão montadas estruturas destinadas à criançada, com música, brincadeiras, jogos, recreadores, artistas circenses, personagens infantis, brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca, algodão doce, maquiagem e muito mais.

As atividades para as crianças serão nos dias 1º, 8 e 15 no Paço Municipal e dia 1º no Parque do Pedroso;

No dia 7 no Parque Central (data em que também ocorrerá o espetáculo Sonhando com o Mickey, diretamente da Disney).

Também dia 12 no Parque Regional da Criança; dia 13 no Parque Guaraciaba; e no dia 14 no Parque Celso Daniel. Em todas as datas, as atividades serão realizadas das 10h às 17h.

Ingresso

Para todas estas agendas, sugere-se a entrada solidária, ou seja, a doação de 1 kg de alimento não perecível ou item de higiene ou de limpeza.

As doações serão revertidas ao Fundo Social de Solidariedade, que tem parceria com 122 entidades assistenciais e beneficiam aproximadamente 50 mil pessoas em Santo André.

No âmbito cultural voltado ainda para o público infantil, serão oito espetáculos de teatro e musicais, além de 15 atividades diversas e oficinas espalhadas por equipamentos da cidade como Cine Theatro Carlos Gomes e Teatro Conchita de Moraes, Emia Aron Feldman, CEU Marek e o espaço Casa (Centro Artístico de Santo André).

Multivacinação

Apesar de a programação ser relativa a outubro, uma das ações teve início ainda neste sábado, 30 de setembro.

Foi a campanha de multivacinação, batizada de ‘Santo André diz sim pra vacina’.

A Secretaria de Saúde abriu as portas das sete unidades de saúde das 8h às 16h para que crianças e adolescentes menores de 15 anos regularizem suas cadernetas de vacinação e ainda promoverá um Dia D em 7 de outubro, em toda a rede.

“É uma grande campanha para melhorar nossos índices de vacinação, que estão próximos de 80%, e chegar o mais próximo possível de 100%. Vamos as unidades aos sábados, em grande mobilização para que a população seja imunizada”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Nos terminais de ônibus da Vila Luzita e do Centro, de segunda a sexta-feira, e também nos eventos do Mês da Criança Solidário, haverá ainda vacinação contra Covid e Influenza a partir dos 6 meses de vida.

Outubro Rosa e Verde

Em alusão ao Outubro Rosa e Outubro Verde, serão promovidas ações de conscientização em toda a rede.

Isso para o combate ao sífilis e à sífilis congênita e também ao câncer de mama e câncer do colo de útero.

Serão feitos mutirões para zerar a fila de espera, com a realização de 4 mil exames de mamografia e 3 mil de ultrassom (mama e transvaginal).

Tal medida objetiva reduzir em 40 dias o tempo de espera de novos agendamentos.

Estão previstas ainda palestras, exames papanicolau, ações (como uma tenda montada no Calçadão da Oliveira Lima no dia 17 com orientações e material informativo), caminhada de conscientização do Câncer de Mama, às 11h do dia 8, Dia D (Green and Pink Day, em 24 de outubro) no Hospital da Mulher, e a entrega do primeiro kit do Projeto Dignidade Menstrual (contendo om absorventes e artigos de higiene íntima) – em parceria com o Núcleo de Inovação Social.

Também estão previstas ações voltadas para os servidores públicos (Pet Day, almoço especial, homenagem e muito mais).

Afinal, outubro também é o mês do servidor – o Dia Nacional do Funcionário Público é comemorado no dia 28.

Pioneiro

A programação contará ainda com um evento inédito, o Pop Rua Jud, entre 17 e 19 de outubro, das 10h às 16h, na Praça do Carmo.

Voltado à população em situação de rua, realizará mutirão no qual oferece serviços públicos e exercício de direitos básicos de cidadania, como assistência social, saúde e justiça.

Diversos órgãos municipais, estaduais e federais estarão presentes e estão previstas ofertas de cursos e empregos.

Além disso, serviços de saúde e higiene, emissão de documentos, consultas e regularização de processos (trabalhistas, criminais e previdenciários).

Fora a liberação de FGTS, PIS/PASEP, seguro-desemprego, doação de agasalhos e muito mais.

Habitação

Santo André vai realizar em 14 de outubro, das 10h às 16h, no Ginásio Laís Elena – dentro do Complexo Pedro Dell’Antonia – o 1º Feirão da Habitação Social.

Em parceria com o Estado, nele serão ofertadas, em suma, cerca de 1,1 mil unidades de interesse social produzidas por construtoras privadas da cidade.

A pré-inscrição pode ser efetuada, em conclusão, pelo site santoandre.sp.sihab.com.br.

You may also read!

Ribeirão Pires recebe dois novos profissionais do ‘Mais Médicos’

Profissionais foram recebidos, portanto, na Secretaria de Saúde e vão atuar na USF e UBS municipal A Prefeitura de Ribeirão

Read More...

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas gratuitas na área cultural

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas, em

Read More...

Programa de Apadrinhamento Afetivo se fortalece em São Bernardo

Pela iniciativa, crianças e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento institucional do município ganham oportunidade de integração social

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu