Santo André retoma aulas presenciais na rede pública de ensino a partir de 24 de maio

In Canto do Joca On
- Updated
Emeief Profa Elaine Cena Chaves Maia. Foto: Alex Cavanha/PMSA

As aulas presenciais na rede pública de ensino serão retomadas a partir de 24 de maio em Santo André.

O retorno vale, em primeiro lugar, para as escolas municipais e estaduais e será oficializado por decreto nos próximos dias.

“A volta às aulas acontecerá de maneira gradual, com toda a segurança para que as nossas crianças recomecem a rotina escolar de forma presencial com a proteção e infraestrutura necessária” disse o prefeito Paulo Serra.

E ele completou: “Para tanto, seguimos estruturando a Educação para que as ferramentas pedagógicas sejam acessíveis aos nossos alunos e complementem o ambiente de aprendizado”.

Na rede municipal de ensino, a retomada das aulas acontecerá em etapas e não será obrigatória.

Entre 17 e 21 de maio, as escolas estarão abertas para acolhimento das famílias e esclarecimentos de dúvidas sobre o retorno das atividades presenciais.

Os primeiros a retornar, a 24 de maio, serão os alunos do ensino fundamental, que atende crianças entre 5 e 10 anos, e os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

No total, portanto, cerca de 19 mil alunos retornarão às atividades presenciais nesta primeira fase.

O retorno das aulas presenciais na educação infantil, com alunos de 4 e 5 anos, em total de aproximadamente 10 mil estudantes, está previsto para 31 de maio.

As cerca de 8.700 crianças atendidas em creches, com idade até 3 anos, voltam a partir de 7 de junho.

O formato de retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais será definido pelo Governo do Estado.

Regras

Na rede municipal, as turmas serão compostas por 35% do total de alunos matriculados em cada sala.

Para que todos voltem às aulas presenciais, mas também seja garantido o distanciamento social dentro das classes, o revezamento será semanal.

Ou seja, cada grupo de alunos assistirá aulas presenciais por uma semana. Na semana seguinte fica em casa para dar lugar a outro grupo.

As escolas comunicarão as famílias sobre a data de retorno de cada aluno.

Como a rotina mesclará aulas presenciais com o ensino remoto, a Prefeitura adquiriu 568 computadores, 70 computadores com webcam e 50 notebooks.

Eles foram instalados nas salas de aula e têm acesso à internet.

Devido à recente parceria do município com a Microsoft para o uso da plataforma Teams, as aulas poderão ser gravadas e assistidas pelos alunos que estão em casa.

Além disso, durante a fase de adaptação de alunos e escolas ao retorno das aulas presenciais, o tempo de permanência dos estudantes nas escolas será reduzido a três horas.

A iniciativa visa evitar aglomerações na entrada e saída dos alunos, que poderiam ocorrer caso houvesse turmas chegando e saindo ao mesmo tempo.

Para receber os alunos com toda a segurança, as escolas municipais de Santo André adequaram seus espaços para o cumprimento dos protocolos de segurança.

Entre eles estão a retirada de carteiras das salas, marcações no chão para o distanciamento e colocação de dispositivos com álcool em gel.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu