As aulas presenciais na rede pública de ensino serão retomadas a partir de 24 de maio em Santo André.
O retorno vale, em primeiro lugar, para as escolas municipais e estaduais e será oficializado por decreto nos próximos dias.
“A volta às aulas acontecerá de maneira gradual, com toda a segurança para que as nossas crianças recomecem a rotina escolar de forma presencial com a proteção e infraestrutura necessária” disse o prefeito Paulo Serra.
E ele completou: “Para tanto, seguimos estruturando a Educação para que as ferramentas pedagógicas sejam acessíveis aos nossos alunos e complementem o ambiente de aprendizado”.
Na rede municipal de ensino, a retomada das aulas acontecerá em etapas e não será obrigatória.
Entre 17 e 21 de maio, as escolas estarão abertas para acolhimento das famílias e esclarecimentos de dúvidas sobre o retorno das atividades presenciais.
Os primeiros a retornar, a 24 de maio, serão os alunos do ensino fundamental, que atende crianças entre 5 e 10 anos, e os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
No total, portanto, cerca de 19 mil alunos retornarão às atividades presenciais nesta primeira fase.
O retorno das aulas presenciais na educação infantil, com alunos de 4 e 5 anos, em total de aproximadamente 10 mil estudantes, está previsto para 31 de maio.
As cerca de 8.700 crianças atendidas em creches, com idade até 3 anos, voltam a partir de 7 de junho.
O formato de retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais será definido pelo Governo do Estado.
Regras
Na rede municipal, as turmas serão compostas por 35% do total de alunos matriculados em cada sala.
Para que todos voltem às aulas presenciais, mas também seja garantido o distanciamento social dentro das classes, o revezamento será semanal.
Ou seja, cada grupo de alunos assistirá aulas presenciais por uma semana. Na semana seguinte fica em casa para dar lugar a outro grupo.
As escolas comunicarão as famílias sobre a data de retorno de cada aluno.
Como a rotina mesclará aulas presenciais com o ensino remoto, a Prefeitura adquiriu 568 computadores, 70 computadores com webcam e 50 notebooks.
Eles foram instalados nas salas de aula e têm acesso à internet.
Devido à recente parceria do município com a Microsoft para o uso da plataforma Teams, as aulas poderão ser gravadas e assistidas pelos alunos que estão em casa.
Além disso, durante a fase de adaptação de alunos e escolas ao retorno das aulas presenciais, o tempo de permanência dos estudantes nas escolas será reduzido a três horas.
A iniciativa visa evitar aglomerações na entrada e saída dos alunos, que poderiam ocorrer caso houvesse turmas chegando e saindo ao mesmo tempo.
Para receber os alunos com toda a segurança, as escolas municipais de Santo André adequaram seus espaços para o cumprimento dos protocolos de segurança.
Entre eles estão a retirada de carteiras das salas, marcações no chão para o distanciamento e colocação de dispositivos com álcool em gel.