Parcelas que venceriam em 20 de janeiro tiveram pagamento estendido por conta do atraso de envio de carnês provocado pela greve dos Correios
A Prefeitura de Santo André prorrogou, em primeiro lugar, para 30 de janeiro o vencimento das parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) antes previsto para 20 de janeiro, sem pagamento de juros ou multa.
A medida foi necessária, acima de tudo, por conta da greve dos Correios que atrasou a entrega de carnês do tributo.
Para a realização do pagamento, o contribuinte deverá emitir uma nova guia, não sendo válidas as guias anteriormente emitidas.
A nova guia poderá ser obtida por meio do site oficial da Prefeitura de Santo André.
O endereço é https://www.santoandre.sp.gov.br/PortalServico/SegundasVias/Iptu/IptuCarne.aspx.
Outra opção é acionar o WhatsApp da Prefeitura, pelo número (11) 4433-0123.
Descontos mantidos
Ficam mantidos, da mesma forma, os descontos já concedidos para pagamento do imposto.
Isso, na seguinte conformidade: 10% para quitação em parcela única e 5% para pagamento em duas vezes.
O munícipe pode ainda esclarecer dúvidas pelos telefones 0800 019 1944 e 156.
O contribuinte que preferir ir à Praça de Atendimento deve realizar agendamento no site da Prefeitura.
Após 30 de janeiro de 2026 poderão ser aplicados os acréscimos legais previstos na legislação vigente.
“Diante da greve dos Correios e para garantir que nenhum munícipe seja penalizado por uma situação alheia à sua vontade, decidimos prorrogar o prazo de pagamento do IPTU em Santo André. Assim, os títulos que tinham vencimento previsto para o dia 20 de janeiro poderão ser pagos até 30 de janeiro, sem prejuízos ao contribuinte. Nosso objetivo é assegurar tranquilidade à população e preservar o direito de todos de cumprirem suas obrigações com segurança e tempo adequado”, afirma o prefeito, Gilvan Ferreira.
Os contribuintes que já efetuaram o pagamento com incidência de juros e multa terão os valores correspondentes compensados no exercício de 2027.
Ou seja, quem pagou o IPTU em 21 e 22 de janeiro, com juros e multas, terá os valores dos juros e multas convertidos, em conclusão, em crédito para 2027.
